Doações não foram interrompidas em Lajeado (RS) até visita de Lula
É falsa a afirmação de que a prefeitura de Lajeado (RS) tenha interrompido a distribuição de donativos na cidade até a visita do presidente Lula para fotos e vídeos na região.
O que diz o post
No vídeo gravado dentro de um carro, uma mulher que se identifica como Samara e presidente de uma associação em defesa dos animais no Rio Grande do Sul, afirma que esteve em um centro de distribuição de donativos em Lajeado (RS) e teria sido informada de que os alimentos não seriam liberados às famílias atingidas até a chegada do presidente Lula para "fazer foto e vídeo em cima das doações".
Relacionadas
Segundo a mulher, ela estaria recolhendo donativos de ração.
Por que é falso
O presidente Lula não tem visita programada para o Rio Grande do Sul;
Além disso, a prefeitura de Lajeado (RS) nega que a entrega das doações tenha sido suspensa. Em resposta ao UOL Confere, a prefeitura afirma que as doações continuam sendo recebidas e entregues às pessoas cadastradas, e que nenhum ponto de recebimento de doações teve operação suspensa. Os locais também recebem donativos de rações para animais domésticos. Um comunicado também foi publicado no Instagram da prefeitura:
Em outro vídeo publicado na rede social da ONG que ela preside, a mulher afirmou que se equivocou ao citar o nome do presidente Lula, e que, na verdade, ela fazia menção à visita do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, que esteve no município neste domingo (10). Samara, no entanto, não negou as afirmações feitas no primeiro vídeo sobre a suposta interrupção das entregas de donativos por causa da visita do presidente.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, acionou a Polícia Federal para investigar a mulher.
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Boatos.org.