Dino aciona PF após fake news de que Lula impediu doações no RS
O ministro Flávio Dino acionou a Polícia Federal para investigar a pessoa que divulgou a fake news de que o presidente Lula (PT) travou doações de alimentos em Lajeado (RS) após a passagem do ciclone.
O que aconteceu:
No vídeo, uma mulher identificada como Samara diz que foi a Lajeado para ajudar no recolhimento de donativos, mas que os alimentos não estavam sendo liberados "porque tem que aguardar o presidente Lula".
Ela diz que Lula vai promover suas redes sociais com vídeos e fotos "em cima das doações".
O vídeo foi amplamente divulgado em redes bolsonaristas, inclusive pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL). Ele apagou o conteúdo.
Ainda no domingo (10), ministros do governo Lula se movimentaram para desmentir a fake news. Nas redes, Paulo Pimenta condenou o vídeo: "Isso é crime e conduta de pessoas sem escrúpulos que se aproveitam da tragédia para criar uma narrativa falsa".
Pimenta também diz que a mulher e outras pessoas que compartilharam o vídeo já foram identificadas.
Não vamos tolerar nenhuma Fake News. Tentativa de uso político com disseminação de mentiras deve ser denunciada sempre. Respeitem a tragédia e a dor das famílias !! https://t.co/HadT2xiYs6
-- Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) September 11, 2023
Hoje, o ministro Dino disse que a PF vai adotar todas as providências previstas em lei. "Fake news não é piada ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode aumentar o sofrimento das famílias".
Reitero que fake news é crime, não é "piada" ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal já tem conhecimento dos fatos e adotará as?
-- Flávio Dino (@FlavioDino) September 11, 2023
Inventar que o Presidente da República mandou reter entrega de ajuda a atingidos por enchente para "tirar foto" não é "CRÍTICA". Inventar fatos para atingir honra de outrem também não é "CRÍTICA".
-- Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) September 11, 2023
Por isso que a Polícia Federal deve apurar os casos. Não é faculdade, é dever…
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.