Foto não mostra senadora Eliziane Gama 'disfarçada' nos atos golpistas
Pedro Vilas Boas
Colaboração para o UOL, em Salvador
18/09/2023 15h30Atualizada em 18/09/2023 16h27
É falso que a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) estava em Brasília "disfarçada" em 8 de janeiro durante os atos golpistas. Na verdade, ela estava nesta data em São Luiz, no Maranhão.
O post é acompanhado de uma foto na qual a parlamentar aparece vestida com uma camisa da seleção brasileira. Porém, a imagem foi feita em 9 de dezembro do ano passado, em Brasília, durante os jogos das quartas de final da Copa do Mundo do Qatar 2022.
O que dizem os posts
A foto que circula nas redes sociais mostra a senadora Eliziane Gama próxima do delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, atual diretor-geral da PF (Polícia Federal).
A montagem circula o rosto da parlamentar em vermelho e conta com o seguinte texto: "DIA 8/1/23 INVASAO (sic). Adivinha quem é esta pessoa disfarçada de BOLSONARISTA? relatora da cpmi ELIZIANE".
Por que é falso
A assessoria de imprensa da senadora Eliziane Gama esclareceu, em nota enviada ao UOL Confere, as circunstâncias da foto. Ela foi feita em 9 de dezembro do ano passado, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília, quando o governo eleito anunciava novos nomes para a futura gestão.
Nessa mesma data aconteceu a partida entre Brasil e Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar (aqui). A seleção brasileira foi derrotada e desclassificada da competição.
Portanto, a imagem mencionada nesta fake news não tem relação alguma com os episódios do dia 8 de janeiro de 2023, quando a senadora Eliziane estava em casa, na capital São Luís/MA. A parlamentar soube da invasão e depredação a sedes dos Poderes em Brasília, que constituiu verdadeiro ataque à democracia, por meio de informação divulgada em um grupo de parlamentares numa rede social Nota da assessoria da senadora Eliziane Gama
O registro de passagens aéreas disponíveis no site do Senado reforça a afirmação da assessoria de imprensa da senadora (aqui). No dia dos atos golpistas, a parlamentar comprou um bilhete de um voo com origem em São Luiz (MA) e destino em Brasília, a ser realizado no dia 9 de janeiro.
A foto original aparece em uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo, publicada justamente no dia 9 de dezembro de 2022 (aqui). Ela aparece próxima ao delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, que naquele dia foi anunciado como novo diretor-geral da PF.
Viralização. Uma publicação com a mentira, compartilhada no "X" - antigo Twitter - no último dia 4, registra 38,3 mil visualizações, 671 curtidas e 449 compartilhamentos.
Este conteúdo também foi checado por Reuters Fact Check.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news