É falso que Lula tenha roubado canetas em evento na Índia

É falso um vídeo que circula nas redes sociais sugerindo que Lula teria furtado canetas no encerramento da 18ª edição do G20, em Nova Délhi, na Índia.

Vídeo mostra, na realidade, Lula entregando à primeira-dama alguns lápis de madeira. A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) informou, em nota, que os objetos que estavam na mesa, que foram utilizados por ele, eram de uso particular do líder brasileiro.

O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

O vídeo viral mostra Lula pegando canetas em sua mesa enquanto se despede de outros chefes de Estado. Depois ele as entrega para Janja, que as guarda na bolsa.

Sobreposto as imagens está escrito: "Furto de Canetas na Índia. Ladrão".

Por que é falso?

Lula pegou lápis feitos de madeira que foram entregues pela organização do evento. Vídeos da cobertura do encerramento da 18ª edição do G20 (veja aqui) mostram os objetos sustentáveis, inclusive na mesa de autoridades de outros países. As canetas eram de bambus, um material sustentável (veja aqui).

Imagens de Lula na Cerimônia de Encerramento indicam que ele está segurando os lápis de madeira distribuídos. Veja na imagem abaixo.

Continua após a publicidade
15.set.2023 - Pela imagem Lula parece segurar lápis e não canetas
15.set.2023 - Pela imagem Lula parece segurar lápis e não canetas Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/TikTok e Divulgação/Secom

Objetos eram de uso particular do presidente brasileiro, segundo o governo Lula. Em nota ao UOL Confere, a Secom respondeu: "No vídeo realizado durante o encerramento da 18ª Reunião de Cúpula do G20, realizada em Nova Délhi (Índia), o presidente recolhe objetos particulares que estavam na mesa que ele estava utilizando", afirmaram.

No site oficial do governo, a Secom também informou que a organização da cúpula do G20 procurou usar itens fabricados com materiais sustentáveis. Além dos lápis de madeira, foram utilizadas canetas de bambu e garrafas de vidro para a água, abolindo assim ao máximo o uso de plástico no evento (aqui).

Na rede social X, antigo Twitter, Janja também negou o furto de canetas.

Outra versão da desinformação diz que Lula teria roubado canetas da MontBlanc, o que também é mentira. Não é a primeira vez que o presidente e seu suposto uso de canetas MontBlanc são associados erroneamente. Durante a sua posse, diversas pessoas tiveram dúvidas sobre a caneta com a qual ele teria assinado os documentos (aqui). Porém, essa caneta foi um presente de um eleitor em 1989 e se assemelha às da marca de luxo.

Continua após a publicidade

Checagens similares foram feitas pela Agência Lupa, Aos Fatos e Boatos.org.

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes