É falso que Lula não entregou flores durante visita ao Museu do Holocausto

É falso que o presidente Lula (PT) não entregou flores durante visita ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, em 2010, como afirma um vídeo que circula nas redes sociais. Reportagens e fotos da época desmentem a afirmação.

Lula também não esteve em Israel ou na Cisjordânia em 2023, durante o seu terceiro mandato como presidente do Brasil.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o vídeo

Um homem, com um sotaque estrangeiro, afirma que Lula não entregou flores durante uma visita oficial ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, Israel. "Levaram ele para o Museu do Holocausto, e ele se recusou a colocar flores nesse monumento, o que todo mundo faz em uma visita oficial".

Ele também diz que o presidente depositou flores no túmulo de Yasser Arafat, líder palestino morto em 2004. "Só para não danificar as relações de Israel com o Brasil é que ele não foi expulso, mas ele nunca mais vai voltar para cá seguro".

São inseridas no vídeo fotos da bandeira de Israel acompanhadas da frase: "E agora Lula é fake diz ai p povo ??? (sic)".

Por que é falso

A Secom (Secretaria de Comunicação) do governo federal confirmou que a afirmação é falsa. A pasta enviou ao UOL Confere um link de uma foto feita em 2010, no segundo mandato de Lula, em que ele aparece ajoelhado entregando uma coroa de flores no Museu do Holocausto (aqui). A imagem foi feita em 16 de março daquele ano.

Continua após a publicidade
16.mar.2010 - Presidente Lula durante visita ao Museu do Holocausto, em Jerusalém
16.mar.2010 - Presidente Lula durante visita ao Museu do Holocausto, em Jerusalém Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

Uma reportagem do site g1, publicada na mesma data da foto, noticia a visita de Lula ao Museu do Holocausto com o seguinte título: "Lula deixa flores no Museu do Holocausto" (aqui).

Um vídeo da TV Nacional do Brasil, que depois seria fundida à TV Brasil, mostra o momento em que Lula visita o local (aqui).

Lula não esteve em Israel ou na Cisjordânia em 2023, durante seu terceiro mandato como presidente do Brasil. A informação também é da Secom. A única viagem para o Oriente Médio foi em 15 de abril, quando o presidente esteve nos Emirados Árabes.

Porém, é verdade que o presidente também visitou e entregou flores ao mausoléu de Yasser Arafat em 2010. Fotos e reportagem da época comprovam a cerimônia, que representou uma sinalização de Lula em conversar com ambas as partes (aqui).

A mentira sobre a visita de Lula ao Museu do Holocausto em 2010 volta a circular nas redes sociais em meio ao recente conflito entre Israel e o Hamas, iniciado no último sábado (7).

Continua após a publicidade

Viralização. Uma publicação com a mentira no TikTok, compartilhada no domingo (8), registra 836 mil visualizações, 38,4 mil curtidas e 1,416 mil comentários.

O vídeo falso circula na internet pelo menos desde 2018. A afirmação já havia sido desmentida pela Lupa, Estadão Verifica e Aos Fatos em 2022. Reuters Fact Check também desmentiu o conteúdo.

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes