Lula não cumprimentou chefe do Hamas em foto viral, mas presidente do Irã
É falso que Lula tenha posado para uma foto com o chefe do grupo extremista Hamas, como dizem publicações nas redes sociais.
A imagem mostra, na verdade, o presidente brasileiro ao lado do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que esteve reunido com o petista em 24 de agosto deste ano.
O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post?
A postagem compartilha uma foto de Lula cumprimentando o suposto chefe do Hamas, que usa um turbante e tem barba branca.
Sobreposta a imagem está escrito: "Por esta e outras centenas de razões que este homem nunca será meu presidente. Tá aí a ratazana com o chefe do Hamas!!!".
Por que é falso?
A pessoa retratada nas imagens ao lado de Lula não é o líder do Hamas, mas sim o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, com quem o ex-presidente se encontrou em 24 de agosto deste ano (aqui). Já o cargo de líder do Hamas é ocupado por Ismail Haniyeh desde 2017. Veja abaixo a comparação entre as duas pessoas:
O encontro bilateral entre Lula e o presidente do Irã ocorreu em Joanesburgo, na África do Sul, durante a mais recente cúpula do Brics. Esse encontro se deu após o anúncio de que o Irã se tornaria um novo membro do bloco (aqui).
A imagem que está circulando no post foi capturada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert e foi compartilhada por Lula em sua conta no X (antigo Twitter). Na publicação, o ex-presidente destacou que o Irã foi o maior importador de produtos na região do Oriente Médio em 2022, gastando quase US$ 4,3 bilhões.
Viralização. A postagem foi compartilhada no Instagram em 9 de outubro possui, até hoje (11), 54,3 mil visualizações, 4 mil curtidas e 723 comentários.
A postagem também foi checada pela Agência Lupa.
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.