Vídeo mostra protesto no Bahrein em 2012, não ataque a embaixada pelo Hamas
É falso que um vídeo mostre a embaixada de Israel no Bahrein sendo incendiada pelo grupo extremista islâmico Hamas.
As imagens compartilhadas pelas peças de desinformação retratam uma manifestação que ocorreu em 2012, em frente à delegacia de polícia localizada ao sul da capital do Bahrein, onde os manifestantes exigiam a libertação do líder da oposição xiita, Hassan Mushaima, que havia sido detido no ano anterior.
O que diz o post?
"A embaixada de Israel no Bahrein acabou de ser incendiada. Terroristas islâmicos estão atirarando cocktails molotov na embaixada. Israel acaba de ordenar a evacuação das suas embaixadas no Bahrein, Jordânia, Marrocos, Egito e Turquia. Ontem Biden cancelou suas reuniões com os líderes da Jordânia, do Egito e da autoridade Palestina", é a legenda do post
O vídeo compartilhado mostra um grupo de pessoas ateando fogo a um edifício. Não é possível, entretanto, ver na gravação qualquer bandeira no prédio incendiado.
Por que é distorcido?
A filmagem foi gravada em 2012 na ilha de Sitra, ao sul de Manama, capital do Bahrein. A cena mostra um ato de depredação ocorrido durante manifestação em favor do líder xiita Hassan Mushaima, preso no ano anterior.
A ação foi liderada por um grupo de oposição à dinastia Al-Khalifa como resposta ao agravamento do estado de saúde de Mushaima, condenado à prisão perpétua em 2011 por uma suposta tentativa de tomada do poder durante os protestos que ficaram conhecidos como Primavera Árabe.
O protesto aconteceu nos fundos do prédio da delegacia de polícia, como mostra o vídeo do post. Uma busca por imagens identificou poucas fotografias do prédio. Porém, uma delas mostra a frente do prédio no qual é possível identificar semelhanças com os fundos do edifício. Uma análise de imagens de satélite (veja abaixo) também reforça que se trata do prédio da delegacia de polícia.
Vídeo foi publicado no YouTube em dezembro de 2012. A legenda de um vídeo afirma que os ataques à delegacia teriam acontecido no dia 3 de novembro daquele ano e o título é: "Bahrein: Delegacia de polícia encurralada e queimada - Sitra".
É possível encontrar outros vídeos do evento a partir de uma busca reversa. O UOL Confere identificou que imagens do protesto circulam ao menos desde o dia 6 de novembro de 2012.
Viralização. Compartilhado no Instagram em 20 de outubro, o conteúdo somou, até a tarde de hoje (23), 946 curtidas e 121 comentários.
A desinformação já foi checada pela agência indiana The Quint e pelo Aos Fatos.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news