Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Fotógrafo da Reuters não disse em depoimento que foi contratado por Alckmin

24.out.2023 - Live no Facebook exibe depoimento de fotógrafo da Reuters à CPMI, que aconteceu em agosto, com legenda enganosa Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo

24/10/2023 16h26

É falso que o fotógrafo Adriano Machado, que prestou depoimento à CPMI do 8 de janeiro, tenha admitido que foi contratado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pela Globo para "fazer todo o teatro" no dia da invasão golpista às sede dos Três Poderes.

Adriano Machado trabalha na agência de notícias Reuters há sete anos.

O que diz o post

Um vídeo que reproduz o depoimento do fotógrafo da Agência Reuters, em agosto, foi transmitido em live nesta terça-feira (24) com a seguinte legenda: "Gravíssimo! Fotografo do LULA que foi Flagrado tirando fotos no meio do Povo no dia 8 era contratado pelo vice presidente "Alckmin" e Gl@bo! FOI TUDO DESCOBERTO! Após ser pressionando, fotografo deu suas explicação de quem o contratou para ele fazer todo o teatro do dia que foi visto no dia 8 de janeiro... A casa caiu!"

Relacionadas

No Facebook, a publicação tinha mais de 280 mil visualizações em 24h. O post saiu do ar logo em seguida, na tarde desta terça-feira (24).

Por que é falso

Em seu depoimento à CPMI do 8 de janeiro, que aconteceu no dia 15 de agosto, o fotógrafo reiterou que estava fazendo seu trabalho de cobrir os fatos como fotojornalista (leia aqui).

Em nenhum momento, ele faz qualquer afirmação semelhante ao que é alegado na legenda falsa do vídeo (confira aqui as notas taquigráficas da sessão).

O fotojornalista já trabalhou para diversos veículos de imprensa, como Folha de S. Paulo, Estadão, Bloomberg, IstoÉ, Revista Época, Crusoé e Jornal de Brasília. Adriano Machado nunca trabalhou para a TV Globo, nem para o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Ele se dedica a cobrir o Palácio do Planalto, em Brasília. Em seu perfil no Instagram é possível encontrar imagens da cobertura de todos os anos do mandato de Bolsonaro quando ele era presidente (veja aqui uma imagem de 2019, aqui de 2020, aqui de 2021 e aqui de 2022). Assim como do ex-presidente Michel Temer (veja aqui e aqui).

A publicação chama Adriano Machado de "fotógrafo do Lula", o que também é incorreto. Adriano Machado é funcionário da agência de notícias Reuters. O fotógrafo da Presidência e que acompanha Lula há anos é Ricardo Stuckert (leia aqui um perfil do Stuckert publicado pelo UOL em 2021).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fotógrafo da Reuters não disse em depoimento que foi contratado por Alckmin - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere