Bolsonaro não recebeu brasileiros repatriados de Gaza antes de Lula
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não recebeu os repatriados brasileiros da Faixa de Gaza antes do presidente Lula (PT), como afirmam publicações que circulam nas redes sociais.
Na verdade, as postagens usam um vídeo e um áudio antigos. Em uma das gravações, Bolsonaro aparece dentro de um avião em junho de 2023, antes da guerra entre Israel e Hamas. Já o áudio foi feito em 2020, em meio ao retorno de brasileiros por conta da pandemia.
O que diz o post
"Bolsonaro passa a perna em Lula e recebe os brasileiros primeiro q Lula", diz o texto sobreposto ao vídeo.
A postagem mostra inicialmente um trecho de um programa da CNN no qual a apresentadora Basília Rodrigues comenta a notícia da volta dos brasileiros. "O presidente Lula vai nas redes sociais confirmar o que já estava mais do que confirmado, de que ele, de fato, irá receber estes brasileiros na base aérea de Brasília".
Em seguida, é mostrado um vídeo gravado por um homem de dentro de um avião no qual também está Bolsonaro: "Estou com o melhor do Brasil aqui, olha [aponta para Jair Bolsonaro]. Pessoal, uma salva de palma para nosso presidente aê. Olha o homem aqui! É isso aí". Na sequência, é exibido um vídeo antigo de Bolsonaro dizendo "forte abraço".
Por fim, é exibido uma gravação de áudio do ex-presidente recepcionando os brasileiros. "Vocês acabaram de entrar no espaço aéreo brasileiro. Bem-vindo de volta ao seu país, o nosso Brasil. Ninguém ficou para trás, somos um só povo, uma só raça e somos irmãos. Nossas Forças Armadas, a Câmara e o Senado trabalharam incessantemente para que essa missão fosse coroada um sucesso. Em pouco tempo, estarão em solo pátrio e um ambiente totalmente preparado para recebê-los. No estado de Goiás, terão também o apoio do governador Ronaldo Caiado e do hospitaleiro povo do Centro-Oeste. Sejam bem-vindos, daremos a todos o melhor de nós".
Por que é falso
Bolsonaro não recebeu repatriados antes de Lula. O grupo formado por 22 brasileiros e dez palestinos foi recebido no último dia 13 por Lula, a primeira-dama, Janja da Silva, e alguns ministros (aqui).
Vídeo de Bolsonaro dentro de avião é antigo. A comemoração de parte dos passageiros devido à presença de Bolsonaro no voo aconteceu em junho, quando ele viajava de Campinas (SP) a Brasília (aqui e abaixo), segundo o site Poder360. O conflito entre Hamas e Israel começou quatro meses depois, em outubro (aqui), e os brasileiros só voltaram para o Brasil em novembro (aqui).
Áudio de boas-vindas de Bolsonaro foi destinado a repatriados que chegavam de Wuhan, na China, em 2020. Na época, o grupo retornava para o Brasil por conta da epidemia de covid-19 (aqui e aqui).
O conteúdo também foi checado pelo Aos Fatos (aqui).
Viralização. Uma publicação com a mentira no Instagram, compartilhada no último dia 14, registra 498 mil visualizações, 11,9 mil compartilhamentos e 5,6 mil comentários.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news