Post edita fala de Lula sobre desmatamento na Amazônia; petista se corrigiu
Postagens que circulam nas redes sociais usam um trecho editado de uma fala do então candidato Lula (PT) no debate presidencial de 2022 sobre o desmatamento na Amazônia.
O petista, de fato, disse que o desmatamento foi "melhor" em seu governo. Porém, logo após, ele mesmo se corrigiu e disse "menor".
A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que mostra o vídeo
A postagem usa um trecho de 3 segundos da fala de Lula: "Foi no nosso governo o melhor desmatamento da Amazônia", diz o petista no debate. Porém, a fala completa não é mostrada.
Na sequência, aparecem imagens do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) olhando Lula com estranhamento, uma matéria do Jornal Nacional em que Renata Vasconcellos fala de uma "fumaça densa" que cobriu Manaus e outras matérias jornalísticas mostrando queimadas.
Em outra declaração, Lula critica o desmatamento: "Vocês estão brincando de derrubar árvore. Vocês vão ver o que vai acontecer".
Logo após, é apresentada uma matéria da CNN na qual a apresentadora fala que a área desmatada da Amazônia "triplicou em março e fez o 1º trimestre desse ano fechar com a segunda maior área derrubada em, pelo menos, 15 anos".
Aparecem também imagens do Lula espantado e, por fim, um trecho com ele chorando e falando: "Me ajuda".
Um texto sobreposto ao vídeo diz o seguinte: "Foi no nosso governo o melhor desmatamento da Amazônia", acompanhado de um emoji de risada.
Por que é distorcido
Fala foi cortada. Lula realmente disse que o desmatamento foi "melhor" durante o governo dele, mas, na mesma frase, se corrigiu e disse que foi menor (veja a íntegra da fala aqui e no vídeo abaixo). A declaração foi feita em 16 de outubro de 2022, no primeiro debate do segundo turno das eleições:
Imagem de Arthur Lira olhando para Lula não é de debate, mas, sim, foi registrada durante o discurso do atual presidente na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, realizado em setembro de 2023 (aqui).
Matérias jornalísticas mostrando fumaça em Manaus (aqui) e aumento da área desmatada da Amazônia (aqui) são deste ano, mas desmatamento diminuiu. De janeiro a julho de 2023, o desmatamento na região amazônica caiu 42% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ministério do Meio Ambiente (aqui).
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberSugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.