É falso que Javier Milei se ajoelhou para o presidente da China, Xi Jinping
Tiago Minervino
Colaboração para o UOL, em São Paulo
18/12/2023 17h39
O presidente da Argentina, Javier Milei, não se ajoelhou em frente ao presidente da China, Xi Jinping, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais.
Na realidade, a imagem foi manipulada a partir de um registro falso.
O que diz o post
Compartilhada em plataformas como Instagram e Twitter, a imagem mostra Javier Milei ajoelhado, enquanto parece beijar a mão de Xi Jinping, que está em pé, com a cabeça inclinada para baixo. Também em pé, ao lado dos dois presidentes, está um homem com as mãos entrecruzadas.
Relacionadas
"Expecatativa: China comunista, não falarei com vc. Realidade: javier macri milei ajoelhado aos pés de Xi Jinping", diz o texto sobreposto à imagem.
Por que é falso
Imagem parecida já circulou em março de 2023, porém, quem supostamente estaria ajoelhado era o presidente russo Vladimir Putin, o que foi desmentido pela Deutsche Welle que identificou indícios de que a foto foi gerada por Inteligência Artificial (veja aqui). Os dois, de fato, fizeram fotos, mas em nenhuma delas com Putin abaixado.
Montagem com Milei foi favorecida pelo ângulo, entretanto, há claros indícios de que é falsa, explica ao UOL Confere Leonardo La Rosao, diretor de segurança da Acadi-TI, empresa que oferece capacitação em cibersegurança. Entre eles está o tamanho da cabeça desproporcional ao resto do corpo, que não se ajusta ao terno e "não tem pescoço".
Certamente a imagem foi alterada em editor de imagens, muito provavelmente por pessoas com pouco conhecimento de edição. Quem fez a montagem queria deixar visível que se tratava de Milei, mas como o ângulo não permitiria a visualização, a imagem da cabeça precisou de ajuste. No caso do Milei, se a imagem fosse respeitar as proporções, não seria possível visualizar suas costeletas, o que são características marcantes em sua aparência. Leonardo La Rosa, diretor de segurança da Acadi-TI, ao UOL Confere.
Não há registro de que Milei visitou a China ou se encontrou com Xi Jinping. O presidente chinês também não esteve recentemente na Argentina e sequer compareceu à posse de Milei, realizada no domingo (10) — aqui.
Milei é crítico da China por ser um país comunista. Durante campanha, o argentino falou em romper laços com o país asiático (aqui), mas, após eleito, mudou tom do discurso. Na terça-feira (12) ele enviou uma carta para Jinping e propôs falar por telefone com ele. O argentino também foi convidado para visitar o país comunista, mas não há previsão de quando isso será feito (aqui).
Este conteúdo também foi checado pelo portal G1 (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news