Petrobras não vai mudar uniforme laranja da empresa, como afirmam postagens

A Petrobras não vai mudar seu tradicional uniforme laranja, como afirmam publicações nas redes sociais.

A ação da empresa foi apenas uma celebração pelos 70 anos da história e o uniforme continuará o mesmo.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

A postagem no Facebook mostra dois homens vestidos com um casaco laranja de petroleiro com detalhes verdes, brancos e amarelos na altura do ombro e barriga.

Na legenda, é dito que "vamos pagar" pela troca. "Que lindos, parecem chineses os novos uniformes da Petrobrás. Governo contratou 5 estilistas, um de cada região do país para criá-los. VAMOS PAGAR! OBA!".

Em um vídeo publicado no Instagram, um homem diz que recebeu a "notícia" da nova roupa de um amigo dele que trabalha na empresa "Um amigo que trabalha na Petrobras, ele trabalha, na realidade, em uma plataforma, mandou uma notícia e ele tá revoltadíssimo: 'Olha isso, pelo amor de Deus'. Então, vamos lá, eu fui até confirmar pra ver se era verdade. Tá aqui, ó".

Ele mostra o título de uma matéria, que diz: "Para se aproximar da Geração Z, Petrobras promove releitura fashion de seu icônico uniforme". O homem continua a falar: "Eles contrataram cinco estilistes do Brasil todo, de várias regiões, pra acabar com aquele uniforme icônico da Petrobras. Aquela coisa que é bem peão, bem heteronormativo. Cês imaginam o que veio, né?".

Após explicar tudo, o rapaz mostra a foto dos supostos novos uniformes. "Olha que fofo isso, gente. É muito bom ver o dinheiro dos nossos impostos sendo gastos com isso, não é mesmo? Que coisa mais bonita, dá até para sair em uma escola de samba, no Carnaval de rua da minha querida Bahia, não é mesmo? Imagina uns peãozão tudo trabalhando com esse uniforme aqui? É muito fofo. Fofo não, né? Fofe. É muito fofe, é muito linde, é muito inclusive pra todes. É isso aí, Brasil, parabéns".

Continua após a publicidade

Por que é falso

Petrobras não fez concurso para mudar uniforme. A ação, chamada de Petrohype, faz parte das comemorações dos 70 anos da empresa. Conforme a Petrobras, cinco estilistas foram convidados para fazer uma "releitura" dos uniformes em torno do conceito "O Brasil é a Nossa Energia" (aqui).

A Petrobras pretende explorar em cada peça o valor central da empresa, isto é, a brasilidade e a cultura do país, além de relembrar a sociedade que apoia projetos ambientais, culturais, esportivos e sociais. Petrobras, em nota

Uniforme da empresa permanecerá o mesmo. A ação, segundo a estatal, é apenas para "celebrar a diversidade regional e cultural" (aqui). Não haverá substituição de modelo.

A ação é uma estratégia de comunicação e as estilizações das jaquetas não serão utilizadas nas atividades operacionais da Petrobras. Nas unidades, os profissionais continuam vestindo o uniforme tradicional, que atende a todos os requisitos de segurança. Petrobras, em nota

Viralização. Uma publicação com a desinformação no Instagram, compartilhada no último dia 17, registra 17 mil curtidas.

Continua após a publicidade

O conteúdo também foi checado pela Lupa (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

4 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Claudio Rui Mateus Caleiro

Até quando vamos ter que tolerar essas mentiras postadas diariamente nas redes?

Denunciar

Antonio de Almeida Lago Filho

“Houve um tempo que muitos brasileiros e brasileiras largaram filhos, filhas, amores, país mães, amigos, e toda família para ser serviçais de um tenente que de acordo com o Exército, aceitou o convite, para largar as trincheiras por razão de absoluta falta de valores éticos e morais. Um dia esses enganados trabalharam para proclamarem que além de tudo ele seria o “General Supremo Imbrochável Mito Ditador Militar do Brasil”. Não deu certo. Para tanto até expulsaram do altar de centenas de templos o Senhor Jesus Cristo para idolatrarem o tenente. Mas, não vingou o objetivo dessa heresia e o tal tenente está enjaulado, usando focinheira e camisa de força,  por diversos crimes conforme afirma a Justiça Brasileira. Hoje, novos tempos de crescimento do Brasil, agora em 2026 teremos o direito de, ir às urnas, para eleger quem quisermos e sem temor de uma ditadura.” Escreveu o futuro para nós, brasileiros e brasileiras deste presente de 2024

Denunciar

Paulo Cezar Moscalewsky

A repercussão da mudança foi tão ruim que inventaram essa história, tão exdrúxula quanto os “uniformes” e a petrohype. Governo PaTético

Denunciar