É falso que Drauzio Varella tenha recomendado produto para pele

É falso um vídeo que mostra Drauzio Varella recomendando um produto para pele, conforme mostram postagens nas redes sociais.

O próprio médico negou em seu Instagram que recomenda remédios ou tratamentos para as pessoas.

Além disso, análise de perito forense identificou que o vídeo original foi manipulado, com alteração da voz.

O que diz o post

"CAIU NA MÍDIA E CHOCOU A TODOS!! Revelado segredo para uma pele impecável. Desenvolvido produto inovador que elimina as marcas, flacidez e manchas 100% natural. A paciente Gisela compartilhou sua transformação semanalmente: 'Dr Guilherme, estava sem esperanças, já tinha feito de tudo e nada resolvia, mas esse tratamento mudou minha vida. Recuperei minha autoestima e até meu relacionamento melhorou. Obrigada!' Clique abaixo para conhecer mais sobre esse incrível tratamento que pode revolucionar sua aparência", diz a legenda da postagem.

No vídeo, pacientes relatam que a vida deles melhorou com o suposto tratamento, indicando pelo médico. Em dois trechos, é exibido um vídeo em que uma voz similar ao de Drauzio Varella recomenda o produto. "Se existe um medicamento que eu recomendo e ele acaba de vez com rugas e marcas de expressões, mas esse eu faço questão de falar [...] Vendido apenas pelo WhatsApp, diretamente com um médico especialista. Clique agora no botão e fale direto com o médico no WhatsApp".

No texto sobreposto ao vídeo, é usado uma tarja do g1, com o seguinte título e subtítulo: "URGENTE TODOS PRECISAM SABER!!! Dr. Dráuzio Varella indica a Inovação contra Rugas, Pé de Galinha e Marcas: Descubra o Poder do Novo Medicamento!".

Abaixo do vídeo, o usuário é levado a clicar em um link que redireciona para uma conversa no WhatsApp.

Por que é falso

Drauzio Varella não vende remédios ou tratamentos, como já disse em suas redes sociais (aqui).

Continua após a publicidade

Há muitos golpes com falsas soluções como remédio para diabetes, gotas milagrosas para emagrecer, pílulas que aliviam a dor, circulando pelas redes sociais. Mas atenção: todos são falsos! Além de não servirem pra nada, esses produtos ainda podem fazer mal à sua saúde. Viu alguma propaganda de medicamentos ou tratamentos com a imagem do dr. Drauzio? Não caia nessa.
Drauzio Varella, em publicação no Instagram

Voz de Drauzio foi manipulada, segundo análise do perito Wesley Eduardo Berto Maria, da OAS Perícias Forenses. O profissional observa que foi feita a "remontagem de novas palavras através do som silábico das palavras originais" ditas pelo médico.

Esta técnica permite a reconstrução não apenas de pequenas palavras, mas também de grandes frases, como claramente observado no caso em análise.
Wesley Eduardo Berto Maria, perito

Perito também identificou "falhas significativas na coesão entre o som e a leitura labial" de Drauzio. Ou seja, os movimentos labiais não acompanham a voz. Berto Maria também observou "microcortes evidentes" nas falas.

Essa falta de fluidez torna impossível considerar a sequência apresentada como uma expressão original proferida pelo profissional em questão, cuja imagem está sendo atribuída ao conteúdo. Inclusive, ao aplicar a técnica de fonética forense, observamos divergências nos padrões fonéticos. Tais divergências são possivelmente resultado da necessidade de edição, cortes, recortes e colagens das sílabas, com suas adequações necessárias para reprodução e tentativa de proximidade da voz. Essa constatação reforça a indicação de manipulação no conteúdo analisado.
Wesley Eduardo Berto Maria, perito

No vídeo original, Drauzio fala de menopausa (aqui). A gravação, localizada pelo perito, é de 11 de junho de 2018 e leva o título "O que é menopausa?". Não há qualquer recomendação de Drauzio a tratamento ou remédio para a pele.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes