É feito por IA vídeo falsamente atribuído à CNN sobre Lula e Bolsonaro

É falso que a CNN tenha noticiado que Lula "perdeu o povo brasileiro" e Bolsonaro é popular. O vídeo de telejornal não pertence à emissora de origem norte-americana é foi gerado por Inteligência Artificial a partir de um avatar.

O que diz o post

O vídeo de um telejornal com uma apresentadora falando em inglês é compartilhado com o seguinte texto sobreposto: "CNN britânica diz que Lula perdeu o povo brasileiro e Bolsonaro e popular".

Por que é falso

Mesmo layout usado em vários contextos. Em uma busca reversa no Google Lens é possível verificar diversas correspondências entre a imagem do vídeo falso e outros conteúdos que usam o mesmo avatar e o mesmo layout de telejornal (veja aqui).

Foi possível identificar que se trata de um avatar de um site chamado Vidnoz. A plataforma oferece templates para produção de vídeos gerados por Inteligência Artificial (aqui).

Não existe CNN Britânica. A emissora tem canais em diversos países, como no caso da CNN Brasil, mas não existe uma CNN no Reino Unido (aqui).

Queda de popularidade. Segundo pesquisa Ipec divulgada no dia 8 de março, a avaliação positiva (ótimo e bom) do governo Lula caiu para 33%, o pior índice registrado pelo instituto desde março do ano passado (aqui). Em dezembro, o índice era de 38%.

Viralização: O vídeo desinformativo tinha, até segunda-feira (18), quase 300 mil visualizações, 14,6 mil curtidas e cerca de 400 comentários.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes