Elon Musk não está construindo prédio de 1,2 km em Balneário Camboriú
É falso que exista um empreendimento do bilionário Elon Musk para construir um edifício de 1.200 m de altura em Balneário Camboriú (SC). A prefeitura afirma que o Plano Diretor do município não permite construção desse tipo.
O que diz o post
Um vídeo afirma que o bilionário Elon Musk estaria a frente de um empreendimento para construir a "Torre da Eternidade", um edifício com 1.200 m de altura em Balneário Camboriú (SC), que "promete ser o maior do mundo".
Por que é falso
Prefeitura nega. Ao UOL Confere, a prefeitura de Balneário Camboriú afirma que o Plano Diretor do município não permite empreendimentos como o citado no vídeo falso.
Relacionadas
Vídeo é produzido por IA. É possível identificar pela estética das imagens que se trata de uma mídia produzida por Inteligência Artificial. Além disso, uma análise feita pela ferramenta Hive AI Detector - que detecta o uso de IA - indicou que há 99,3% chances do vídeo ter sido produzido por Inteligência Artificial.
Maior prédio do mundo tem 828 m. Para comparação, o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, considerado o maior arranha-céu do mundo (aqui e aqui) não chega a altura mencionada no vídeo desinformativo.
Construção na Arábia Saudita quer assumir o posto. Há anos em construção, a Jeddah Tower pretende ser o edifício mais alto do mundo e o primeiro com 1 km de altura (aqui e aqui). A obra ainda não foi concluída.
Prédio de 500 m em Balneário Camboriú. Já na cidade catarinense que concentra 7 dos 10 maiores prédios do Brasil (aqui) está em andamento a proposta de construção de um prédio de 500 metros (veja aqui). O projeto é da construtora FG Empreendimentos em parceria com a Havan.
Viralização. Uma publicação com o vídeo desinformativo no TikTok registrava mais de 17 mil curtidas.
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.