Vídeo não mostra venezuelanos atravessando fronteira marítima para votar
É falso que um vídeo mostre cidadãos da Venezuela atravessando a fronteira com a Colômbia de barco depois que a fronteira terrestre foi fechada para votar contra Nicolás Maduro.
Imagens coincidem, na verdade, com ato de encerramento de campanha de Maduro em Zulia.
O que diz o post
Um vídeo que mostra diversas embarcações, alguns com bandeiras da Venezuela, é compartilhado com a seguinte legenda: "na Venezuela, cidadãos desesperados para votar contra a ditadura de Nicolás Maduro estão atravessando o Lago Maracaibo depois de terem sido impedidos entrar na fronteira terrestre".
Relacionadas
Por que é falso
Vídeo foi publicado por perfil apoiador de Maduro. Em uma busca reversa por frame do vídeo no Google Lens (aqui), o registro mais antigo identificado é de uma conta do X no dia 25 de julho (veja aqui).
Neste dia aconteceu o ato de encerramento da campanha de Maduro no estado de Zulia. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube de Nicolás Maduro. A partir de 38min32seg, a transmissão exibe imagens da Ponte General Rafael Urdaneta, sobre o Lago de Maracaibo (aqui e abaixo).
Durante o evento, Maduro citou 'lanchas de pescadores' do Lago de Maracaibo e fez uma saudação aos trabalhadores. Sobre a ponte, uma comitiva de motociclistas apoiadores de Maduro passavam. O então candidato também fez referência a este fato na transmissão. A "Força Motorizada", organização que reúne trabalhadores motociclistas, fez uma caravana em apoio a Maduro (veja aqui, aqui e aqui).
Desinformação internacional. Este conteúdo foi desmentido em diversos países de língua espanhola. Na Colômbia pelo Colombia Check (aqui), na Argentina pelo Chequeado (aqui), na Bolívia pelo Bolívia Verifica (aqui) e na Espanha pelo Newtral (aqui). Na Venezuela, também foi desmentido pelos sites EsPaja (aqui), Cocuyo Chequea (aqui) e Cazadores de Fake News (aqui).
No Brasil, este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos, Lupa e Reuters.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.