Post usa vídeo de loja para anunciar kit de queijo com outro valor; é golpe
Hygino Vasconcellos
Colaboração para o UOL, em Balneário Camboriú (SC)
22/11/2024 13h36
Não é verdade que uma caixa com diferentes tipos de queijos esteja à venda por R$ 149 ou R$ 200.
Vídeo original de uma loja que vende o produto é compartilhado de forma fraudulenta com outro valor. Trata-se de um golpe. No site Reclame Aqui, há mais de 480 queixas registradas.
O que diz o post
A postagem traz o vídeo de um homem abrindo uma caixa com diferentes tipos de queijo. Uma voz masculina diz o seguinte: "Imagine só a surpresa ao receber essa caixa com nosso kit best seller. Aqui tem os melhores queijos artesanais do Brasil. Nutrem o corpo e a alma. Se existe outro presente melhor, eu desconheço".
A legenda da publicação diz: "Oferta de aniversário - 17 anos da Queijo de Minas. Baú com os MELHORES QUEJOS com 32%OFF! Clique em Saiba Mais e confira."
Algumas publicações trazem ainda o seguinte texto: "Imagine receber esse kit best seller (de queijos) por R$ 149"
Por que é falso
Post usa vídeo original para anunciar item com outro valor. Uma busca simples no Google por "queijo de minas oficial" e "caixa de queijos" traz como um dos resultados o anúncio do produto da marca original (aqui). A gravação é de "O Queijólatra" e foi publicada no Instagram em 3 de outubro deste ano (aqui). É possível reparar que há diferenças nos nomes das páginas - a oficial e a falsa - e na descrição da legenda.
Página oficial alerta para golpes com o produto. A marca fixou já na primeira postagem um alerta para o golpe (aqui e abaixo) na página oficial no Instagram. "Pessoal não caiam em golpes, está rolando um vídeo falso em outras páginas, com voz criada pela inteligência artificial". Também há um alerta nos destaques do Instagram (aqui). Eles ressaltam que a URL oficial possui "BR" no final.
Cesta original custa quase seis vezes mais. A postagem original destaca que a caixa contém ao menos dez itens diferentes e a um preço de R$ 859. "A caixa é de madeira Pinus, e por dentro é uma caixa de isopor. As alças e fechaduras são douradas", destaca a postagem.
Usuários se queixam no Reclame Aqui. Ao menos 482 reclamações foram registradas no site Reclame Aqui até o fechamento desta reportagem (aqui). Nenhuma delas foi respondida.
Pagamento é feito, mas não há entrega do produto. Alguns dos usuários relatam que chegaram a comprar quatro kits de uma vez só, mas que não receberam nenhum. "Hoje visitando o site notei que tinha várias reclamações e o site saiu do ar. Pago a vista", diz uma consumidora (aqui).
Caí em um golpe. E agora?
Registre o boletim de ocorrência imediatamente. A recomendação é do delegado Carlos Afonso Gonçalves, da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de SP. No estado de São Paulo, o registro pode ser feito de forma virtual pelo site da Delegacia Eletrônica (aqui).
Faça uma reclamação contra a empresa no Procon. A orientação é da Secretaria Nacional do Consumidor. Veja quais são os canais e contatos para fazer a denúncia em cada estado do país aqui.
Entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão de crédito para denunciar a fraude e tentar o estorno do valor.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.