Vídeo de maconha em soprador de folha não foi feito na universidade do Pará
Thâmara Kaoru
Colaboração para o UOL, em Davidson (EUA)
12/08/2024 14h40
Um vídeo de um homem utilizando um soprador de folhas para espalhar fumaça de maconha entre os participantes de um evento não foi gravado na Universidade Federal do Pará, ao contrário do que dizem posts nas redes sociais.
Na verdade, é possível encontrar o mesmo vídeo em publicações de 2021 e escutar diálogos em outras línguas.
O que diz o post
A legenda da publicação diz: "Tá liberado!! veja a festa nas universidades Federais é isto que você quer para seus filhos?".
Relacionadas
O vídeo mostra um rapaz segurando um soprador de folhas com um papel alumínio na parte de cima cheio de ervas. Uma segunda pessoa usa um maçarico para queimar as ervas e ele caminha com o objeto jogando fumaça no rosto de pessoas que transitam no local.
As imagens compartilhadas acompanham as seguintes legendas sobrepostas ao vídeo: "Parabéns! "Ministros"" e "Enquanto isso, na Universidade Federal do Pará, os alunos se divertem (emojis de folhas e vaso com planta). Liberou *geral, agora que o Brasil vai ficar* nas mãos dos traficantes e zumbis atormentando a população. Faz o L L L L L..."
Por que é falso
Vídeo circula desde 2021. Por meio de pesquisa reversa, foi possível encontrar esse mesmo vídeo em alguns perfis de redes sociais com data de abril de 2021 (aqui).
Pessoas falam inglês e espanhol no vídeo. Apesar da música alta, é possível identificar em alguns momentos que os participantes não falam português.
Vídeo em site de evento na Flórida mostra mesmas pessoas. Na página inicial do site do "The Florida Cannabis Cup" é possível encontrar três vídeos. No último deles, que diz ser de um evento em 2021, mostra as mesmas pessoas que estão nas imagens do post desinformativo (aqui). As semelhanças são um rapaz de roupa roxa, boné e óculos escuro, uma mulher com camiseta rosa estampada e o próprio homem que segura o soprador e que está com uma pulseira vermelha, um colar e um frasco de álcool em gel pendurado na calça (veja abaixo).
UFPA nega que gravação ocorreu em suas dependências. "Não procede a informação de que o vídeo mostra estudantes da UFPA", informou a universidade por meio de nota. "Inclusive, em parte do que é possível ouvir das falas, as pessoas não estão falando português. Apenas confirmamos que a filmagem não tem a ver com a UFPA."
Imagens foram gravadas antes de decisão do STF. Em junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Eles decidiram que o usuário pego com uma quantidade delimitada de maconha para uso próprio não está cometendo crime, mas, sim, um ato ilícito administrativo. O máximo permitido são 40 gramas ou seis plantas fêmeas.
Viralização. Um reels no Instagram tinha, até esta segunda-feira (12), mais de 75 mil visualizações.
Esse conteúdo também foi checado por Reuters.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.