Miss Venezuela não jogou sangue falso no corpo em protesto
Thâmara Kaoru
Colaboração para o UOL, em Davidson (EUA)
19/08/2024 18h29
É falso que seja uma miss Venezuela a mulher que aparece em um vídeo protestando com sangue falso em um tapete vermelho.
A manifestação, na verdade, aconteceu em maio de 2023 e era contra a guerra na Ucrânia.
O que diz o post
O vídeo mostra uma mulher com um vestido azul e amarelo em um tapete vermelho. Ela tira dois sacos de plástico com um líquido vermelho do vestido e os estoura em sua cabeça. A mulher é retirada por seguranças.
Relacionadas
Duas bandeiras da Venezuela aparecem sobrepostas ao vídeo. A legenda da publicação diz: "Olha o que a Miss Venezuela fez! quem sabe assim o mundo acorda."
Por que é falso
Protesto aconteceu em maio de 2023. O protesto que aparece no post desinformativo aconteceu em maio de 2023, na 76ª edição do Festival de Cannes, na França. Diversos veículos, inclusive o UOL, noticiaram o fato na época (aqui).
Protesto era contra guerra na Ucrânia. A manifestação no tapete vermelho de Cannes foi feita pela influenciadora ucraniana Ilona Chernobai. "Consegui cumprir minha missão", disse na época em uma postagem no Instagram. "Aproveitei a minha oportunidade e com este ato lembrei o que está acontecendo na Ucrânia!", afirmou (aqui e abaixo).
Atual Miss Venezuela é Ileana Márquez. Em suas redes sociais, não há qualquer menção sobre a situação atual da Venezuela ou Nicolás Maduro (aqui).
Venezuela tem onda de protestos. O país de fato tem registrado diversas manifestações após as eleições que ocorreram no final de julho em que Nicolás Maduro foi proclamado presidente (aqui). No último sábado (17), oposição e apoiadores de Maduro tomaram as ruas do país (aqui). A oposição diz que as atas provam a vitória de Edmundo González Urrutia e que será empossado em janeiro de 2025 (aqui).
Viralização. Uma publicação no Threads tinha, até esta segunda-feira (19), mais de 2.100 reações.
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica, Reuters e Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.