Vídeo mostra ato de Bolsonaro na Paulista em 2021, não em 2024
Ricardo Espina
Colaboração para o UOL, em São Paulo
11/09/2024 18h08
Um vídeo que retrata uma multidão na avenida Paulista não é da manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o 7 de Setembro de 2024, como sugerem publicações que circulam pelas redes sociais.
As imagens mostram um ato bolsonarista realizado no mesmo local, mas em 7 de setembro de 2021.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Uma das postagens, publicada pelo deputado estadual Alan Lopes (PL-RJ) no último domingo (8) em seu perfil oficial no Instagram, contém a legenda "Essas imagens você não vai ver na velha imprensa! 07/09/2024".
A seguir, um vídeo com imagens do alto mostra uma multidão próxima ao MASP (Museu de Arte de São Paulo). É possível ver um caminhão de som e ouvir parte do discurso feito por Bolsonaro.
Por que é distorcido
Vídeo mostra manifestação antiga. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que as imagens são do ato realizado por Bolsonaro na avenida Paulista em 7 de setembro de 2021 (aqui).
Posição do carro de som é diferente. Há três anos, o ex-presidente divulgou em seu perfil oficial no Instagram um registro da manifestação (aqui). Ao comparar as imagens, é possível verificar elementos semelhantes ao da postagem enganosa, como o caminhão de som, posicionado na lateral da via. Neste ano, o veículo estava atravessado na pista (aqui e abaixo).
Discurso é de 2021. Reportagem do site Poder 360 traz na íntegra o discurso feito por Bolsonaro há três anos na Paulista (aqui). A publicação enganosa captou o trecho inicial da fala do ex-presidente.
MASP passa por reforma. O projeto de restauração do museu começou em abril de 2024 (aqui). Os trabalhos incluem os famosos pórticos vermelhos e a laje de cobertura do vão livre. Imagens da manifestação de 7 de setembro deste ano mostram a lateral do edifício com andaimes, algo que não havia em 2021 (veja abaixo a diferença).
Ato de 2024 foi menor. Segundo estimativas do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), aproximadamente 45 mil pessoas foram à manifestação convocada por Bolsonaro no último sábado (aqui). Já o de 2021 reuniu 125 mil manifestantes, de acordo com Secretaria da Segurança de São Paulo (aqui).
Viralização. Uma postagem no Instagram tinha mais de 33 mil curtidas até esta quarta-feira (11).
Este conteúdo também foi checado por Reuters, Estadão e AFP.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.