Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Não é possível acessar internet da Starlink sem kit da empresa

03.set.2024 - É falso que Starlink esteja oferecendo acesso gratuito e liberado para todos no Brasil Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Threads

Do UOL, no Rio

03/09/2024 16h55

É falso que usuários possam se conectar à internet da Starlink de graça, sem contratar o serviço ou obter o kit da empresa, como sugerem vídeos compartilhados nas redes sociais. As publicações usam uma declaração de Elon Musk aos clientes para confundir.

Na verdade, a empresa disse que continuará prestando os serviços gratuitamente se a cobrança mensal dos clientes for afetada por medida do STF. Além disso, não é possível acessar a rede sem os equipamentos necessários, oferecidos após cadastro e escolha de plano.

O que diz o post

O vídeo mostra o resultado de uma busca no Google pelos termos "Starlink gratuito" e sinaliza duas matérias sobre o assunto, uma publicada pela Gazeta do Povo com o título "Starlink promete serviço gratuito a usuários após ordem de Moraes" e outra da Folha de S. Paulo, com o título "Starlink de Musk rebate Moraes e diz a clientes que pode oferecer serviço grátis se necessário".

O conteúdo é compartilhado com seguintes legendas: "Starlink de Musk agora e gratuito" e "Como se conectar na internet Starlink Gratuito que Elon Musk prometeu".

Em seguida, o vídeo orienta o usuário a entrar em um site com o suposto tutorial e baixar um aplicativo da Starlink.

Por que é falso

Não é possível acessar o serviço sem ser cliente da Starlink. O próprio tutorial do site mostrado no vídeo orienta o usuário a se cadastrar para obter o kit (confira aqui e aqui).

O app da Starlink serve para a configuração do kit. Isso significa que, para ter acesso à internet, o usuário precisa antes obter os equipamentos fornecidos pela empresa.

Vídeo usa matérias jornalísticas para confundir sobre o tema. A Starlink teve as contas bloqueadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) porque Elon Musk, dono da empresa e do X, não acatou decisões da Corte. A medida teve como objetivo garantir o pagamento de multas impostas à rede social X (leia aqui). Em resposta, a Starlink, em comunicado aos clientes, disse que continuará prestando os serviços gratuitamente, se necessário, mesmo se a medida afetar a cobrança mensal dos serviços. Isso não significa que todo o acesso à rede de internet esteja liberado no país (leia aqui, aqui e aqui).

Embora este pedido ilegal possa afetar a nossa capacidade de receber o seu pagamento mensal, você não precisa tomar nenhuma medida neste momento. A Starlink está comprometida em defender seus direitos protegidos por sua Constituição e continuará prestando serviços a você gratuitamente, se necessário, enquanto abordamos esse assunto por meios legais. Comunicado da Starlink a clientes

Sites fraudulentos se passam pela Starlink. O UOL Confere também identificou contas falsas que direcionam para sites fraudulentos. Um deles afirma que o serviço teria o custo único de R$ 184, o que é falso. Nenhuma das opções de serviço da Starlink no Brasil tem custo único. Todas têm cobranças mensais (confira aqui). Há uma promoção com esse valor no site oficial da empresa, mas ela se refere a uma mensalidade, não a um pagamento único (aqui).

Viralização. No Threads, vídeos enganosos sobre o tema registram mais de mil compartilhamentos cada um.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não é possível acessar internet da Starlink sem kit da empresa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere