Vídeo de caminhão da Delta usando fogo é de maio e foi feito em MG

É falso que um vídeo que mostra um caminhão da Delta Sucroenergia usando fogo em um canavial seja um flagrante de causa criminosa de incêndio florestal recente.

A empresa afirma que a gravação foi feita em maio em Minas Gerais e que usava técnica de contra-fogo para impedir a propagação de incêndio.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais confirmou que a empresa tem autorização para queima controlada.

A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Em um vídeo, um homem filma um caminhão identificado como da Delta Sucroenergia e acusa a empresa de ser responsável por causar incêndios na região. Nas imagens é possível ver, mesmo que em baixa qualidade, alguns focos de queimadas em uma área de vegetação seca. O homem que narra diz que "eles põem fogo, a prova está aí, a usina Delta".

O vídeo é compartilhado com a seguinte legenda: "Flagra de caminhão de doador do Bolsonaro em início de queimada!".

Por que é distorcido

O vídeo foi gravado em Minas Gerais em maio deste ano. Portanto, não tem relação com os incêndios criminosos que acontecem em agosto no estado de São Paulo e no Centro-Oeste.

Continua após a publicidade

A informação foi publicada pela Delta Sucroenergia no Instagram. Em nota, a empresa afirma que se tratava de uma técnica de uso de fogo contra fogo para evitar a propagação de incêndios na região de Patrimônio dos Poncianos, em Conceição das Alagoas (MG). Leia abaixo a íntegra:

A Delta Sucroenergia afirma ainda que autoridades ambientais estiveram no local e não constataram irregularidades. Ao UOL Confere, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) confirmou que a empresa tem autorização para queima controlada emitida pelo Instituto Estadual de Florestas. Além disso, a secretaria afirma também que a Polícia Militar de Meio Ambiente fiscalizou a queima e constatou que ela aconteceu dentro das condições impostas.

Técnica de fogo contra fogo. Segundo resolução da Semad de Minas Gerais, o contra-fogo consiste na "queima intencional de áreas de plantio agropastoril ou florestal como estratégia de combate a incêndio, de modo monitorado e controlado, a fim de deter o fogo pela ausência de material combustível". A utilização da prática deve ser comunicada ao órgão ambiental (leia aqui).

Um dos donos da Delta Sucroenergia, de fato, doou para a campanha de Jair Bolsonaro em 2022. Robert Carlos Lyra fez uma doação de R$ 300 mil (confira aqui e aqui).

Recorde de queimadas em agosto desde 2010. O número de focos de queimadas no Brasil em agosto de 2024 é o maior para o mês desde 2010 (leia aqui). O estado de São Paulo tem o pior agosto para queimadas desde o início da série histórica do Inpe, em 1998.

Continua após a publicidade

Nove pessoas foram presas. Até esta quinta-feira (29), nove pessoas haviam sido presas suspeitas de causarem incêndios criminosos wm São Paulo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública. A Polícia Civil investiga e afirma que não há relação entre os casos.

Viralização. Um post no Instagram com o vídeo enganoso registrava mais de 31 mil curtidas.

Este conteúdo também foi verificado por Estadão Verifica, Aos Fatos e Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.