Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Moraes não disse que é crime comemorar 7 de Setembro; ele se referia a 8/1

12.set.2024 - É falso que Alexandre de Moraes tenha dito ser crime comemorar o 7 de Setembro; ele se referia ao 8 de janeiro Imagem: Arte/UOL Confere sobre reprodução/Instagram

Janaína Silva

Colaboração para UOL

12/09/2024 15h16

É falso que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes tenha afirmado que é crime "comemorar depois" o 7 de Setembro, como sugerem publicações compartilhadas nas redes sociais.

Montagens usam falas do ministro sobre a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e a invasão do Capitólio, nos EUA, em 6 de janeiro de 2021. Ele não se referia à comemoração da Independência do Brasil.

O que diz o post

Post traz o título "Bota pra torar Xandão!", em letras brancas e fundo vermelho, e logo abaixo com fundo azul: "Moraes diz em tom de ameaça depois de 7 de setembro quem comemorar está cometendo crime". Em seguida, três emojis de espanto e um vídeo editado com trechos de declarações de Moraes.

Na primeira parte, o ministro aparece sentado e afirma: "Qualquer pessoa que pretenda comemorar o dia 8 está praticando crime porque está comemorando a tentativa de golpe, está instigando uma nova tentativa de golpe. Então, seria muito importante que essas pessoas tenham muito cuidado com o que vão fazer; porque depois vão acusar o Ministério Público, o poder judicial, de serem rigorosos demais. Não se comemora tentativa de golpe, não se comemora tentativa de derrubar os Poderes constituídos. Isso é crime também."

Depois, em pé e com o microfone na mão, diz: "E tem muita gente para prender e muita multa para aplicar."

Por que é falso

Moraes falava sobre 8 de janeiro de 2023, não do 7 de Setembro. A declaração ocorreu durante uma entrevista à revista Veja (aqui e abaixo), publicada em 4 de janeiro de 2024 —portanto, bem antes de 7 de setembro. Ele havia sido questionado sobre formas de prevenir novos ataques de grupos radicais. O conteúdo do programa foi repercutido por outros veículos de imprensa, como é possível verificar (aqui) e (aqui).

Montagem com a declaração já tinha sido desmentida. Em fevereiro, a afirmação de Moraes à Veja foi usada nas redes sociais como se ele tivesse se referido a evento com Bolsonaro que aconteceria em fevereiro deste ano. A edição também foi desmentida (aqui).

Outro trecho usa menção às prisões nos EUA. A fala "E tem muita gente para prender e muita multa para aplicar" foi retirada de um evento realizado em 14 de dezembro de 2022 sobre o papel do STF (aqui e abaixo). Na ocasião, Moraes comentava dados apresentados pelo ministro Dias Toffoli, que mencionavam condenações de pessoas envolvidas na invasão do Capitólio.

Viralização. Nesta quarta-feira (12), uma das postagens com o teor desinformativo tinha mais de 63 mil reproduções no Instagram.

Este conteúdo também foi checado por AFP, Aos Fatos e Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Moraes não disse que é crime comemorar 7 de Setembro; ele se referia a 8/1 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere