Mulher que critica Alexandre de Moraes em vídeo não é Marília Gabriela
Uma mulher que aparece em um vídeo criticando o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes não é a jornalista Marília Gabriela, ao contrário do que sugere post que circula nas redes sociais.
Na verdade, quem aparece nas imagens é Regina Velloso, que publica opiniões pessoais sobre política em seus perfis e já foi anteriormente confundida com a jornalista.
O que diz o post
A publicação é compartilhada com esta legenda: "Não podia ouvir palavras como essa de Marília Gabriela, lavei mesmo minha alma, que maravilha, estou em paz como nunca estive há bastante tempo!! Avante meu BRASIL, brasileiro!!!!!!"
No topo do vídeo, o seguinte texto: "Veja a mensagem dela para o ministro Alexandre de Moraes. Um juiz revestido de todo poderoso. Quer a cabeça dele. Preparem as câmeras".
Abaixo, uma mulher loira de óculos critica o ministro do STF: "Ver um canalha sofrendo do seu próprio veneno é o ápice do prazer. Ver um safado caindo de seu pedestal. Alexandre de Moraes, sua hora chegou".
Por que é falso
Vídeo foi publicado por Regina Velloso. Em seu perfil no Instagram (aqui), no qual se apresenta como "mentora e líder", Regina postou o conteúdo em 14 de agosto (aqui)
Não há posts de Marília Gabriela falando de Moraes. Não há qualquer postagem referente ao ministro do STF no perfil oficial da jornalista no Instagram (aqui) nem notícias de grandes portais de jornalismo sobre o assunto, como mostra uma pesquisa com os termos "Alexandre de Moraes" e "Marília Gabriela" no Google (aqui).
Marília Gabriela foi confundida com Regina anteriormente. Em janeiro de 2023, uma postagem com críticas ao governo Lula foi atribuída à jornalista, desmentida tanto pela assessoria de imprensa de Marília Gabriela quanto pela própria autora da publicação (aqui). Em entrevista à Folha de S.Paulo (aqui), Marília afirmou tratar-se de "uma mentira e muito malfeita".
Este conteúdo também foi checado por Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.