Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Musk não demitiu funcionária por usar pronome neutro; vídeo é humorístico

9.out.2024 - Vídeo de Musk demitindo funcionária é montagem humorística Imagem: Arte/UOL Confere sobre reprodução/Instagram

Ricardo Espina

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/10/2024 18h53

O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), não demitiu ao vivo uma funcionária recém-contratada após ela usar pronomes neutros durante uma reunião virtual, ao contrário do que afirmam publicações nas redes sociais.

Trata-se de um conteúdo humorístico, produzido com montagens e vozes criadas por inteligência artificial, como ressalta o autor do vídeo original.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

A publicação traz um vídeo, com dublagem em português, de uma suposta reunião virtual entre Elon Musk e algumas pessoas apontadas como funcionários de suas empresas. Ele conversa com Érica, que diz que seus pronomes preferidos são "elu" e "delu". Musk responde: "Quero compartilhar meus pronomes. Eles são: você tá fora. Você está demitida, senhorita. Não precisamos de gente louca na equipe".

Abaixo do vídeo, há a seguinte legenda: "'Uso pronome neutro'. Elon Musk demite esquerdista ao vivo". Um comentário da publicação diz: "Elon Musk durante uma reunião de trabalho descobre que uma dependente usa pronome neutra e a despensa ao vivo ! Sua opinião!? Ele fez bem ? Eu acredito que ele não gostou da arrogância".

Por que é distorcido

Vídeo é humorístico. Uma pesquisa no Google pela frase em inglês "Elon Musk fires" ("Elon Musk demite", em português) (aqui) aponta que o conteúdo foi publicado originalmente pelo perfil GeoMFilms (aqui), que se descreve como alguém que "gosta de fazer vídeos de dublagem como hobby". O vídeo em questão se chama "Elon Musk demite funcionários com consciência social em reunião pelo Twitter" e foi publicado há cerca de um mês (aqui, em inglês). A descrição ressalta tratar-se de conteúdo "fake, dublado, humorístico, editado e com vozes criadas por inteligência artificial". No post enganoso, é possível verificar que há uma marca d'água da GeoMFilms.

Perfil lista conteúdos originais que usou para fazer montagem. O GeoMFilms traz a relação de vídeos originais nos quais se inspirou: uma reunião virtual pelo aplicativo Zoom (aqui, em inglês) e entrevistas de Musk ao The Wall Street Journal (aqui, em inglês) e da diretora e roteirista Leslye Headland (aqui, em inglês), a suposta "funcionária demitida" no vídeo satírico.

Perfil traz outros vídeos satirizando Musk demitindo funcionários. Há uma série de conteúdos humorísticos produzidos pelo GeoMFilms e que sempre trazem o bilionário mandando embora diferentes tipos de empregados: fãs da cantora Taylor Swift (aqui, em inglês), o rapper P. Diddy e seus apoiadores (aqui, em inglês), democratas (aqui, em inglês) e defensores da diversidade, equidade e inclusão (aqui, em inglês).

Viralização. Até a tarde desta quarta (9), uma postagem no Thread tinha mais de 11 mil curtidas e 5.000 compartilhamentos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Musk não demitiu funcionária por usar pronome neutro; vídeo é humorístico - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere