Elon Musk não está negociando a compra do YouTube
É falso que Elon Musk, dono da Starlink e do X, esteja negociando a compra do YouTube, como sugerem publicações que circulam nas redes sociais.
Ao UOL Confere, a plataforma, que pertence ao Google, informou que "não há negociação em curso no momento". As postagens se basearam em um vídeo especulativo e a foto tem características de ter sido criada por inteligência artificial.
O que diz o post
A publicação mostra uma imagem de Musk segurando o que aparenta ser uma placa com o símbolo do Youtube com diversas pessoas atrás dele. Abaixo, aparece a seguinte frase: "Elon Musk: "Estou Oficialmente Comprando o YouTube!""
Por que é falso
YouTube nega negociação. Procurada pelo UOL Confere, a plataforma informou que "não há negociação em curso no momento". O dono do YouTube é o Google.
Canal de "narrativas especulativas". Por meio de busca reversa, foi possível encontrar um vídeo no YouTube que usa como capa a mesma imagem que aparece nos posts que circulam nas redes sociais (aqui). O logo é o mesmo que aparece na peça de desinformação. O canal diz, na descrição, que explora tópicos sobre espaço, tecnologia futurista e fenômenos misteriosos, e combina "narrativas especulativas com conceitos científicos".
Vídeo diz que compra é especulativa. O narrador lista uma série de fatores pelos quais Musk poderia querer comprar o YouTube. Em determinado momento, ele afirma que a compra ainda é especulativa e repete a informação em outro trecho: "A ideia ainda é especulativa; as razões por trás dela são convincentes e as implicações podem ser profundas".
Imagem tem características de ter sido gerada por IA. Segundo o site Hive, a chance de a imagem de Musk segurando a placa com o logo do YouTube ter sido gerada por inteligência artificial é de 91,9%.
Viralização. Um post no Threads tinha até esta quarta-feira (18) 1.800 curtidas e mais de 200 compartilhamentos.
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário