É falso que Musk baniu perfil de Taylor Swift no X; conta continua ativa
É falso que o bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e dono da Starlink e do X (antigo Twitter), tenha banido a conta da cantora Taylor Swift da rede social.
O perfil da compositora estadunidense continua ativo. Mas a última postagem, uma foto do Príncipe William e seus filhos com Travis Kelce, jogador de futebol americano que namora Taylor, é de 22 de junho.
O que diz o post
Postagens no Threads incluem fotos da cantora Taylor Swift e Elon Musk, dispostas lado a lado, com a seguinte legenda: "Elon Musk bane conta X de Taylor Swift, fazendo com que ela perca mais de 1 milhão de seguidores e US$ 72 milhões".
Por que é falso
Conta no X continua ativa. O UOL Confere teve acesso ao perfil da cantora fora do país, com publicações fixas sobre as músicas mais recentes e com a última postagem do show em Londres, em 22 de junho.
Site de Taylor Swift não traz nenhum comentário a respeito. Há o logo da plataforma de Musk no rodapé do site, e nenhum comunicado (aqui, em inglês). As demais redes sociais também seguem ativas, sem menção a qualquer problema com o antigo Twitter (aqui, aqui e aqui, em inglês). No Threads e Facebook, a última postagem é de 28 de abril deste ano. No Instagram, a mais recente é de 11 de setembro, em que ela declara seu voto a Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos (EUA) e candidata do partido Democrata à presidência.
Conteúdo foi desmentido nos EUA. Postagens também circularam nos EUA e sites desmentiram a informação de que o perfil tivesse sido banido ou excluído (aqui e aqui, em inglês).
Buscas sobre Taylor Swift no X já foram bloqueadas. Em janeiro deste ano, o antigo Twitter bloqueou pesquisas sobre a cantora e compositora após imagens geradas por IA (inteligência artificial) terem se espalhado na plataforma. O assunto foi divulgado amplamente na época (aqui).
Musk fez comentários sobre a cantora mais de uma vez. Na mais recente, logo após Taylor ter declarado apoio a Kamala (aqui), o bilionário fez comentário machista e irônico em sua plataforma, mencionando a cantora (aqui). A filha de Musk chegou a se pronunciar sobre o assunto (aqui). Antes, em dezembro de 2023, Taylor Swift havia agradecido no X ter sido escolhida a personalidade do ano pela revista Time, ao que o dono da rede social escreveu: "Há risco de declínio de popularidade após este prêmio. Falo por experiência própria" (aqui). Outra vez, em setembro daquele ano, ele pediu para Taylor Swift postar sua música na plataforma (aqui).
X está suspenso no Brasil. Desde agosto, por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, a plataforma segue fora do ar no país. A empresa desrespeitou ordens para bloquear perfis envolvidos em uma campanha de ataque a autoridades e por não apresentar um representante oficial em solo brasileiro para atender à Justiça. Para voltar a funcionar, Musk agora precisa apenas pagar as multas (aqui).
Viralização. Nesta quarta-feira (2), uma das postagens no Threads com o conteúdo falso registrava mais de 2.200 curtidas.
A postagem também foi checada pelo Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.