Homem que faz gestos ofensivos à torcida do Atlético-MG não é José Dirceu
É falso que um homem que aparece em um vídeo sem camisa fazendo gestos ofensivos seja o ex-ministro José Dirceu (PT), como afirmam posts nas redes sociais.
As imagens, usadas nas publicações desinformativas, foram gravadas perto do Maracanã, em 3 de novembro. A assessoria de imprensa do político afirma que ele estava em São Paulo na ocasião.
O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
Um vídeo mostra um homem sem camisa e de bermuda na sacada de um prédio. Em seguida, ele mostra o dedo médio das duas mãos e, logo após, segura as partes íntimas por cima da roupa com uma das mãos. Na sequência, faz gestos. A câmera então passa a gravar a calçada, onde muitas pessoas vestem a camisa do Atlético Mineiro.
A legenda da publicação diz: "Esse é o cara o cidadão de bem inocente e honrado que os ... do stf limpou a vida dele. Que lindo a galera vai a residência do ex presidiário Zé Dirceu cantar uma seresta e ele retribui com abraços e beijos,esse sim a esquerda quer votar para Presidente em 2026, afinal é disso que a jumentada quer""o governo do amor""."
Por que é falso
Vídeo foi gravado no Rio, mas Dirceu estava em SP. Em nota ao UOL Confere, a assessoria do político disse que "A pessoa que aparece no vídeo em questão não é o ex-ministro José Dirceu", que estava em São Paulo na data da gravação.
Imagens foram gravadas em 3 de novembro. O vídeo original foi feita pelo rapper Djonga e compartilhado nos Stories do Instagram, como se pode ver no canto superior direito. Segundo a assessoria do artista, as imagens são de 3 de novembro, quando o Flamengo venceu o Atlético-MG por 3 a 1 (aqui, aqui e aqui). "Isso foi na frente do Maracanã. As pessoas não foram até o prédio... o prédio fica nas imediações do estádio, na área designada à entrada da torcida visitante. Então, na verdade, essa pessoa estava ali ofendendo gratuitamente a torcida visitante", afirmou.
Vídeo foi feito na rua Artur Menezes. O acesso de visitantes fica entre os portões 9 e 10 do Maracanã (aqui), na rua Eurico Rabelo. O vídeo foi feito na rua Artur Menezes, próximo da rua Eurico Rabelo. O UOL Confere conseguiu chegar até o endereço ao analisar visualmente os prédios do entorno do estádio no Google Maps. Uma comparação entre o frame do vídeo e o endereço indicado pelo Google Maps permitiu confirmar a localização (aqui e abaixo).
Ex-ministro não mora no Rio de Janeiro. Conforme a assessoria de imprensa de Dirceu, o ex-ministro mora em São Paulo com a filha. Ele se mudou para a cidade no final do ano passado (aqui), mas também vai com frequência a Brasília, ficando na casa do filho, o deputado federal Zeca Dirceu (PT). A assessoria destacou ainda que o ex-ministro, quando vai ao Rio de Janeiro, não costuma ficar na região do Maracanã. "Ele fica na casa de amigos ou em um hotel no Arpoador."
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.