Nubank não tem campanha de empréstimo com Ana Castela; é golpe

É falso que o Nubank esteja com uma campanha de empréstimos com a participação da cantora Ana Castela. As postagens que circulam nas redes sociais são golpe.

Em nota ao UOL Confere, o Nubank disse que não está fazendo esse tipo de campanha. A cantora não faz propaganda para a instituição.

O que diz o post

A publicação traz a seguinte legenda: "Esquenta Black Friday !! Você solicita o empréstimo e recebe por PIX direto na sua conta. Hoje temos até R$14.199 para Negativados; Sem Papeladas, Enrolações e Burocracia; Valores liberados Funcionários Públicos, MEl, Pessoa física e Jurídica Simulação e análise Rápida e Online Clique em Saiba mais, solicite e receba Hoje mesmo".

Um card com a imagem da cantora Ana Castela, um logo que imita a marca do Nubank e o selo "Black Friday" oferece mais detalhes: "EMPRÉSTIMO EM 10 MINUTOS" e "Sem consulta ao SPC", "Até 25.000 por CPF", "Em até 48x sem juros", "Comece a pagar após 120 dias" e "Apenas 0,49% de juros".

A publicação induz o usuário a clicar em um link supostamente do Nubank, mas que direciona para outro site. Em cinco publicações às quais UOL Confere teve acesso, a URL estava fora do ar.

Por que é falso

Banco não está realizando campanha mencionada no post. Em nota ao UOL Confere, a assessoria do Nubank negou que esteja fazendo essa campanha. "O Nubank, inclusive, disponibiliza um canal exclusivo para denúncias (aqui) de tentativas de golpe e uso indevido de sua marca".

Solicitações de empréstimo devem ocorrer por canais oficiais. Segundo o Nubank, "toda a experiência para contratação de empréstimo é 100% via aplicativo e a elegibilidade mediante análise individual do cliente".

Ana Castela não fez campanha para o Nubank, mas para o Sicredi. A cantora participou de uma campanha em outubro de 2023 para o Sicredi, no lançamento do posicionamento da marca (aqui e aqui). O UOL Confere procurou a assessoria de imprensa da cantora, mas não teve retorno. Este texto será atualizado se houver manifestação.

Continua após a publicidade

Foto foi retirada de um post da cantora de fevereiro de 2023. Uma busca reserva da imagem da cantora pelo Google Lens leva a uma postagem no perfil de Ana Castela. Nela, a artista pergunta: "Gostaram da foto do meu perfil gente ?" (aqui). Não há nenhuma menção ao Nubank.

Viralização. Uma postagem que circula no Facebook nesta sexta-feira (8) já acumulava 125 comentários, dez compartilhamentos e 1.300 reações - dessas, 580 curtidas.

Caí em um golpe. E agora?

Como funciona esse tipo de golpe? Geralmente, essas publicações imitam logo e layout dos sites oficiais, induzindo o usuário a fornecer dados pessoais e pagar taxas (por suposto frete ou liberação, por exemplo) de produtos e serviços que não existem. O UOL Confere já realizou a checagem de outros golpes semelhantes (aqui, aqui e aqui). Na maioria das vezes, os criminosos usam fotos ou vídeos manipulados com áudios falsos de famosos para tentar dar credibilidade ao conteúdo.

Registre o boletim de ocorrência imediatamente. A recomendação é do delegado Carlos Afonso Gonçalves, da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de SP. No estado de São Paulo, o registro pode ser feito de forma virtual pelo site da Delegacia Eletrônica (aqui).

Faça uma reclamação contra a empresa no Procon. A orientação é da Secretaria Nacional do Consumidor. Veja quais são os canais e contatos para fazer a denúncia em cada estado do país aqui.

Continua após a publicidade

Entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão de crédito para denunciar a fraude e tentar o estorno do valor.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes