Nubank não tem campanha de empréstimo com Ana Castela; é golpe
É falso que o Nubank esteja com uma campanha de empréstimos com a participação da cantora Ana Castela. As postagens que circulam nas redes sociais são golpe.
Em nota ao UOL Confere, o Nubank disse que não está fazendo esse tipo de campanha. A cantora não faz propaganda para a instituição.
O que diz o post
A publicação traz a seguinte legenda: "Esquenta Black Friday !! Você solicita o empréstimo e recebe por PIX direto na sua conta. Hoje temos até R$14.199 para Negativados; Sem Papeladas, Enrolações e Burocracia; Valores liberados Funcionários Públicos, MEl, Pessoa física e Jurídica Simulação e análise Rápida e Online Clique em Saiba mais, solicite e receba Hoje mesmo".
Um card com a imagem da cantora Ana Castela, um logo que imita a marca do Nubank e o selo "Black Friday" oferece mais detalhes: "EMPRÉSTIMO EM 10 MINUTOS" e "Sem consulta ao SPC", "Até 25.000 por CPF", "Em até 48x sem juros", "Comece a pagar após 120 dias" e "Apenas 0,49% de juros".
A publicação induz o usuário a clicar em um link supostamente do Nubank, mas que direciona para outro site. Em cinco publicações às quais UOL Confere teve acesso, a URL estava fora do ar.
Por que é falso
Banco não está realizando campanha mencionada no post. Em nota ao UOL Confere, a assessoria do Nubank negou que esteja fazendo essa campanha. "O Nubank, inclusive, disponibiliza um canal exclusivo para denúncias (aqui) de tentativas de golpe e uso indevido de sua marca".
Solicitações de empréstimo devem ocorrer por canais oficiais. Segundo o Nubank, "toda a experiência para contratação de empréstimo é 100% via aplicativo e a elegibilidade mediante análise individual do cliente". "Existe um modelo de análise de crédito que cruza uma série de informações e que torna o cliente elegível para empréstimo. A opção de empréstimo pessoal só irá aparecer no app se ele for elegível, e no valor determinado por essa análise 100% individual. Uma vez elegível, o empréstimo pessoal cai na mesma hora na conta do cliente", afirma o banco.
Ana Castela não fez campanha para o Nubank, mas para o Sicredi. A cantora participou de uma campanha em outubro de 2023 para o Sicredi, no lançamento do posicionamento da marca (aqui e aqui). O UOL Confere procurou a assessoria de imprensa da cantora, mas não teve retorno. Este texto será atualizado se houver manifestação.
Foto foi retirada de um post da cantora de fevereiro de 2023. Uma busca reserva da imagem da cantora pelo Google Lens leva a uma postagem no perfil de Ana Castela. Nela, a artista pergunta: "Gostaram da foto do meu perfil gente ?" (aqui). Não há nenhuma menção ao Nubank.
Viralização. Uma postagem que circula no Facebook nesta sexta-feira (8) já acumulava 125 comentários, dez compartilhamentos e 1.300 reações - dessas, 580 curtidas.
Caí em um golpe. E agora?
Como funciona esse tipo de golpe? Geralmente, essas publicações imitam logo e layout dos sites oficiais, induzindo o usuário a fornecer dados pessoais e pagar taxas (por suposto frete ou liberação, por exemplo) de produtos e serviços que não existem. O UOL Confere já realizou a checagem de outros golpes semelhantes (aqui, aqui e aqui). Na maioria das vezes, os criminosos usam fotos ou vídeos manipulados com áudios falsos de famosos para tentar dar credibilidade ao conteúdo.
Registre o boletim de ocorrência imediatamente. A recomendação é do delegado Carlos Afonso Gonçalves, da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de SP. No estado de São Paulo, o registro pode ser feito de forma virtual pelo site da Delegacia Eletrônica (aqui).
Faça uma reclamação contra a empresa no Procon. A orientação é da Secretaria Nacional do Consumidor. Veja quais são os canais e contatos para fazer a denúncia em cada estado do país aqui.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberEntre em contato com o seu banco ou operadora do cartão de crédito para denunciar a fraude e tentar o estorno do valor.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.