Eliane Cantanhêde não disse que Bolsonaro precisa ser preso por ser popular

Um vídeo que circula nas redes sociais tira de contexto um comentário da jornalista Eliane Cantanhêde, da GloboNews, sobre uma possível prisão de Jair Bolsonaro.

Nos posts desinformativos, a fala dela que comentava o pensamento de terceiros sobre a possibilidade do fato é cortada dando a sensação de que seria uma opinião da própria Cantanhêde.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

O vídeo é compartilhado com comentários da jornalista cortado e tirado de contexto que quando ela diz: "Bolsonaro precisa ser preso. Por quê? Porque o Bolsonaro, apesar de tudo isso, ele é popular, e ele perdeu as eleições de 2022 por uma diferença muito pequena"

Por que é distorcido

A jornalista comentava o fato de que Bolsonaro teve o passaporte apreendido em fevereiro deste ano. No momento da sua fala, Cantanhêde citava fontes e a apuração sobre uma possível prisão de Bolsonaro, e não uma posição pessoal sua. Ela explicou que a prisão do ex-presidente, segundo as fontes, deveria acontecer, mas não naquele momento.

O que disse Cantanhêde? "Hoje conversei com fontes da área jurídica e tem o seguinte: não está prevista prisão preventiva, nem prisão temporária de Jair Bolsonaro (...) A expectativa é de que cumpram-se todos os trâmites, toda a investigação, colham-se todas as provas e, depois de denúncia, julgamento e condenação, aí, sim, Bolsonaro preso. Por quê isso? Há todo um cuidado para não deixar nenhum fiapo de dúvida sobre as provas, sobre a ação da Justiça e do Alexandre de Moraes, particularmente. E, terceiro, para que a sociedade brasileira vá digerindo a ideia de que o Bolsonaro precisa ser preso. Por quê? Porque o Bolsonaro, apesar de tudo isso, ele é popular, e ele perdeu as eleições de 2022 por uma diferença muito pequena".

Comentário completo está nas redes da GloboNews. Em uma busca por vídeos no Google com os termos "Eliane Cantanhede Bolsonaro preso popular" é possível encontrar o comentário completo da jornalista no Facebook da emissora (aqui e aqui).

Continua após a publicidade

O programa foi ao ar no dia 8 de fevereiro de 2024. O comentário de Eliane Cantanhêde também foi publicado nos perfis do Instagram (aqui) e do X da GloboNews (aqui). Veja abaixo a íntegra:

Viralização. No Instagram, um vídeo com o conteúdo enganoso registrava mais de 44 mil visualizações e mais de 4.000 curtidas.

Este conteúdo também foi verificado por Reuters e Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.