Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 17/04, para você

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress
Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress

Pagamentos após Lava Jato

A Odebrecht informou na delação premiada que só pôs fim aos pagamentos de propina e caixa dois feitos pela empresa mais de um ano depois do início da operação Lava Jato. O patriarca da empreiteira, Emílio Odebrecht, contou ao Ministério Público Federal que deu ordens para acabar com repasses ilícitos somente após a prisão do filho Marcelo, então presidente do grupo, em junho de 2015. Com a detenção do filho, Emílio voltou ao comando do grupo. A determinação, segundo ele, foi de paralisar inclusive pagamentos atrasados.
Compartilhe
Fernando Donasci/UOL
Fernando Donasci/UOL

Delação aponta fraudes em SP

A delação da Odebrecht também apontou fraudes em pelo menos quatro obras em São Paulo: a ampliação da obra da linha 2-verde do Metrô, o Rodoanel, a construção de um túnel na avenida Roberto Marinho e da Arena Corinthians. O senador José Serra (PSDB-SP) e os ministros Gilberto Kassab (PSD) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), envolvidos nas denúncias, dizem que não cometeram irregularidades e que as acusações dos delatores são infundadas. O Tribunal de Contas do Estado afirma que vai ?prestar todas as informações que se fizerem necessárias?, e que vai levantar a situação de todos os processos citados nas delações, além de tornar público um relatório com as informações.
Compartilhe
Getty Images/iStockphoto
Getty Images/iStockphoto

Reforma da Previdência

As idades mínimas da nova aposentadoria, previstas para partir dos 50 anos (mulher) e 55 anos (homem), começarão a subir em 2020, segundo mudanças acordadas entre o governo e o relator da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). Para quem é vinculado ao INSS e vai se aposentar por tempo de contribuição, o piso etário chegará a 65 anos em 2038, de acordo com a versão do relatório fechada nos últimos dias. Nesse modelo, a ideia é criar uma trava para evitar que o trabalhador fique perseguindo a idade mínima sem conseguir se aposentar, já que ela subirá, a cada 2 anos, 1 ano para homens e 1 ano e 6 meses para mulheres.
Compartilhe
Daniel Marenco-24.set.2014/Folhapress
Daniel Marenco-24.set.2014/Folhapress

'Ele confessou'

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) apresentará hoje uma petição ao STF (Supremo Tribunal Federal) para incluir uma entrevista do atual presidente, Michel Temer (PMDB), nos autos do mandado de segurança que contesta a legalidade do processo de impeachment. De acordo com o advogado de Dilma, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o material terá trechos nos quais Temer afirma que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha pensava em arquivar os pedidos de impeachment em troca de votos favoráveis a ele no Conselho de Ética. As declarações foram dadas na noite de sábado (15), em entrevista à Band.
Compartilhe
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo

Raio-X

A Procuradoria-Geral da República vai analisar todas as doações eleitorais feitas, em 2014, pela Odebrecht, ou por qualquer sociedade empresária do seu grupo econômico, ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), ao senador José Agripino Maia (DEM-RN), ao PSDB e ao DEM. O raio-X foi solicitado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na Operação Lava Jato, e autorizado pelo ministro Edson Fachin, do STF em 4 de abril. Na corrida eleitoral de 2014, Aécio Neves recebeu um total de R$ 226.858.146,73 milhões em doação. Deste total, R$ 3.933.603 milhões foram da Construtora Norberto Odebrecht, controlada pelo Grupo.
Compartilhe
Jhon Paz/Xinhua
Jhon Paz/Xinhua

Vacinação começa hoje

A campanha nacional de vacinação contra gripe começa mais cedo este ano. A partir de hoje, os grupos alvos já terão mais de 60 milhões de doses disponíveis, seis milhões a mais que no ano passado. O Ministério da Saúde espera que pelo menos 54 milhões de pessoas sejam imunizadas até o dia 26 de maio, prazo final da campanha. O dia D da mobilização será em 13 de maio. O aumento ocorre por causa da ampliação do público-alvo que inclui professores das redes pública e privada, além de idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, presos, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
Compartilhe
Thiago Ribeiro/AGIF
Thiago Ribeiro/AGIF

Estadual do Rio

O Vasco conquistou a Taça Rio depois de vencer o Botafogo por 2 a 0, com gols de Douglas e Luis Fabiano. O título não representa nada no prosseguimento do campeonato estadual, já que o Vasco encara o Fluminense, e o Botafogo pega o Flamengo pelas semifinais do Carioca. Agora, o Botafogo volta as atenções para a Copa Libertadores, onde pega o Barcelona de Guayaquil na quinta. Já o Vasco tem a semana livre até o confronto contra o Fluminense.
Compartilhe
Marcello Zambrana/AGIF
Marcello Zambrana/AGIF

Estadual de São Paulo

A Ponte Preta venceu o Palmeiras, ontem, pelo placar de 3 a 0, e ficou mais próximo da final do Campeonato Paulista. O Palmeiras precisará de uma vitória por quatro gols de diferença no Allianz Parque, no jogo de volta, para reverter a situação complicada e garantir um lugar na disputa pelo troféu do estadual. Jogando no Morumbi, o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 0 com gols de Jô e Rodriguinho, o que deixa a equipe bem perto da decisão estadual. No final, o Tricolor saiu vaiado e chamado de "sem vergonha" pela torcida.
Compartilhe

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos