Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 21/02, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

 

André Dusek/Estadão Conteúdo
André Dusek/Estadão Conteúdo

Jucá perseguido pela imprensa?

O líder do governo do Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), discursou por quase uma hora ontem no plenário Senado para se defender das acusações de que tenta atrapalhar a Lava Jato e para reclamar da imprensa. Ele acusou os meios de comunicação de tentar fazer o "linchamento" dos políticos. Em conversas com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em 2015, Jucá sugeriu uma "mudança no governo federal" para barrar a Lava Jato
Felipe Dana/AP
Felipe Dana/AP

Mortes violentas no Rio

E um dado alarmante sobre a violência no Rio de Janeiro. Um levantamento indica que ao menos nove pessoas foram baleadas diariamente na cidade em 2016. Em média, 14 tiroteios foram registrados por dia no último semestre. Nos últimos dias, duas crianças foram mortas vítimas de bala perdida. Fernanda Adriana Caparica Pinheiro, de 7 anos, foi morta quando brincava no terraço de casa no Complexo da Maré. Em janeiro, Sofia Lara Braga, de apenas 2 anos, foi morta em um parquinho no bairro do Irajá.
Fernando Donasci/Folhapress
Fernando Donasci/Folhapress

Obesidade cresce no país

E a obesidade cresce no Brasil. Dados inéditos do Ministério da Saúde mostram que o número de obesos entre os clientes de planos de saúde subiu 36% em sete anos. Hoje, 47,5 milhões de brasileiros têm plano de saúde. O excesso de peso também é uma tendência entre a população geral do país, atingindo 53,9% até 2016. Especialistas indicam que maior consumo de alimentos processados, falta de educação alimentar e sedentarismo são fatores que levam ao aumento da obesidade no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos