Topo

Vai de carro? E por que não de carona? Veja dicas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/09/2015 06h00

Bárbara Pena, 21, encontrou no Facebook uma maneira de economizar mais de 50% no preço de uma viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro neste fim de semana. A dona de uma escola de artes, postou uma mensagem na rede social oferecendo carona em quatro grupos especializados no tema. “Já costumava pegar caronas na época da faculdade e agora que tenho meu carro, costumo muito mais oferecer do que pedir. Anunciei as vagas para o Rio em quatro grupos diferentes, tudo para deixar a viagem mais em conta”, diz Bárbara, que deve cobrar R$ 50 de ajuda de custo para cada “caroneiro” que conseguir. 
 
A prática está cada vez mais comum e, além de possibilitar uma boa economia (em média 50%), pode ajudar a reduzir o trânsito nas principais cidades e ajudar o meio ambiente. 
 
Em 2014, só na capital paulista, por exemplo, 509 novos veículos passaram a circular nas ruas da cidade a cada dia, segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). Se dividirmos o total de veículos pela população da cidade, teríamos menos de 2 pessoas por carro. Ou seja, muitos carros e poucas pessoas dentro deles. 
 
O UOL separou algumas dicas para quem está pensando em aderir às caronas para ir ao trabalho, viajar entre cidades ou ir para a faculdade.

Dicas para conseguir carona para...

  • Reinaldo Canato/UOL

    Ir para o trabalho

    Encontre colegas na própria empresa que morem ou estudem em locais próximos de sua casa ou faculdade. Algumas empresas possuem programas internos para estimular a carona. Outra saída é buscar sites especializados, como Caronetas (http://www.caronetas.com.br/). Para ter acesso, é preciso saber se sua empresa está cadastrada no site. Depois, faça o cadastro indicando ponto de partida e de chegada.

  • Arquivo

    Carona para a faculdade

    A maneira mais fácil de conseguir carona para a faculdade também é participando de grupos específicos no Facebook. Algumas universidades públicas contam com grupos com mais de 10 mil membros, como o “Caronas - Unicamp Campinas” e o “Carona UFLA”. O serviço oferecido pelo Tripda (https://www.tripda.com.br/) também pode ser uma boa saída. O login é feito usando a própria conta do Facebook.

  • Shutterstock

    Viajar para outra cidade

    No Facebook existem grupos para oferecer ou procurar caronas para trajetos específicos. Patrick Ick, 31, é moderador de mais de 32 deles, totalizando mais de 60 mil membros. “Comecei em 2010, criando um grupo que oferecia caronas entre Piracicaba e São Paulo. Acabei criando páginas para outros destinos, sempre ligando uma cidade universitária e a capital paulista.” O Carona Ribeirão Preto - São Paulo tem quase 12 mil membros.

  • Reprodução

    Encontrar seu grupo

    Para encontrar grupos que oferecem caronas, basta digitar “carona cidade de origem - cidade destino” na caixa de busca do Facebook. Alguns grupos são fechados, ou seja, você só consegue acessar o conteúdo após a permissão do moderador. A maior parte é formada por aqueles que oferecem caronas entre capitais ou entre capitais e cidades do interior.

  • iStock

    Baixar seu aplicativo

    Outra maneira é usar aplicativos especializados, como o BeepMe (https://www.beepmeapp.com/) e o Tripda (https://www.tripda.com.br/). Em ambos, o usuário precisa fazer um cadastro antes. O BeepMe possui uma base de 190 mil membros ativos que postam 10 mil pedidos ou oferecem carona todos os dias, segundo Rodrigo Uriartt, um dos criadores do aplicativo (disponível para iOS e Android).