Ex-agente da Abin diz à CPI que fazia apenas triagem de e-mails

Priscilla Mazenotti
Da Agência Brasil

O ex-agente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Francisco Ambrósio negou participação na gravação ilegal de conversas telefônicas de autoridades. Disse apenas que seu trabalho se resumia em "fazer uma triagem" de e-mails que estavam num Disco Rígido (HD) de um computador apreendido pela Polícia Federal.

"Não participei de qualquer escuta telefônica legal ou ilegal. Não tenho a menor idéia de quem tenha feito a escuta. Não tenho autorização para esse tipo de procedimento", argumentou em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas.

Francisco Ambrósio é acusado de, a pedido do coordenador da Operação Satiagraha, delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, ter gravado clandestinamente conversas de autoridades, inclusive do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Ele disse que foi chamado por Protógenes para trabalhar como "um colaborador eventual" na Operação.

"Todos os dias chegava às 8h. O meu computador já estava ligado e na tela já havia uma pasta aberta, que era a minha tarefa do dia. Fazia a seleção dos assuntos. Fazia uma leitura rápida e jogava numa planilha: data, hora, remetente, destinatário e assunto. Não fazia análise, porque não entrava no mérito", explicou, acrescentando que os e-mails eram de 2004.

Para fazer o trabalho de triagem, Ambrósio recebeu recebeu R$ 1,5 mil mensais, durante um semestre, e assinou recibo pelo pagamento. Ele ainda disse que se identificava todos os dias na portaria do edifício da Polícia Federal, em Brasília, e chegou a dividir sala com o delegado Protógenes. "Era uma sala específica para a Operação [Satiagraha]", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos