Frente fria causa vendavais e destelhamentos no RS

Flávio Ilha
Especial para o UOL Notícias
Em Porto Alegre

Atualizado às 11h42

Um temporal com ventos de 100 km/h, em média, atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira (22) e deixou um saldo de pelo menos quatro cidades seriamente afetadas no noroeste do Estado. Balanço das distribuidoras de energia elétrica indicam que há 25 mil casas sem luz nesta manhã.

Segundo a Somar Meteorologia, as rajadas de vento chegaram a 90 km/h em Passo Fundo, na região norte do Estado, e a 115 km/h em Bagé, na fronteira com o Uruguai. O calor e a alta umidade, aliados à entrada de uma frente fria, explicam a ocorrência do fenômeno climático.

As cidades mais afetadas, segundo a Defesa Civil, são Santa Rosa, Santo Cristo, Horizontina e Tenente Portela – todas na região noroeste. Mais de uma centena de casas foram destelhadas. Algumas ruas seguem interrompidas em função da queda de árvores.

Em Porto Alegre, também houve vento forte e chuva. A região mais afetada foi a zona sul da capital, onde postes e árvores tombaram com a força do vento. Segundo o Corpo de Bombeiros, as rajadas mais fortes chegaram a 60 km/h por volta das 5h. Cerca de 20 mil residências continuam sem luz em Porto Alegre na manhã desta segunda-feira.

Em Três Passos, também na região noroeste, a queda de árvores interrompeu o trânsito na BR-468. A Polícia Rodoviária Federal está desviando o fluxo de veículos por dentro da cidade. Não há previsão para a liberação do tráfego na rodovia.

Em Tenente Portela, o telhado da igreja Matriz foi novamente destruído por um vendaval. A igreja havia sido destelhada em novembro do ano passado, durante uma tempestade. As prefeituras das cidades atingidas ainda trabalham na contabilização dos estragos.

A meteorologia não descarta a ocorrência de novos temporais ainda nesta segunda-feira, especialmente nas regiões central, norte e noroeste do Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos