Em 15 dias, meningite mata cinco pessoas na Bahia
Nos últimos 15 dias, cinco pessoas morreram na Bahia em consequência da meningite tipo C, a forma mais agressiva da doença. Os últimos dois óbitos aconteceram neste fim de semana, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde. Desde o começo do ano, a doença provocou 25 mortes no Estado, sendo 21 em Salvador.
No ano passado a meningite matou 49 pessoas. No entanto, em relação ao mesmo período de 2009, o número de óbitos neste ano é maior: 25 contra 16. Um dos mortos neste final de semana foi Luís Cláudio Mauro Rebouças, 24, que morava em Itapuã (orla), um dos bairros mais afetados pela doença. A outra vítima fatal foi Robson Rivas Silva, 19, que será enterrado na tarde desta segunda-feira (3). Ambos estavam internados no Hospital Couto Maia, referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas na Bahia. Silva morava em Marechal Rondon (periferia da capital).
A primeira das últimas cinco mortes aconteceu no último dia 19, quando um bebê de um ano morreu em Vitória da Conquista (505 km de Salvador). De acordo com a secretaria, as campanhas de vacinação contra a doença estão dentro do cronograma. No final do ano passado, quando o governo constatou o surto da doença, o Estado comprou 1,5 milhão de doses da vacina para aplicar em crianças de até cinco anos.
Há quase um mês, o Ministério da Saúde autorizou um repasse de R$ 22 milhões do Fundo Nacional de Saúde para reforçar as ações de combate à meningite. Nas clínicas particulares, a dose da vacina custa, em média, R$ 100. De acordo com gerentes dos estabelecimentos, a procura pela vacina aumentou em até 800% em alguns locais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.