Topo

Prefeito é morto a tiros em Jandira, na Grande São Paulo; polícia suspeita de crime premeditado

Fabiana Uchinaka<br> Do UOL Notícias

Em São Paulo

10/12/2010 10h00Atualizada em 10/12/2010 14h42

O prefeito de Jandira, Walderi Braz Paschoalin (PSDB), foi morto por volta das 8h desta sexta-feira (10) na rua Antônio Conselheiro, no Jardim Mirantes, na cidade da região metropolitana de São Paulo.

Segundo a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Jandira, ele e o motorista do carro, Wellington Martins dos Santos, foram atingidos por tiros disparados por criminosos não identificados quando chegavam à rádio Astral, emissora FM da cidade. O prefeito costumava participar de um programa na rádio todas as sextas-feiras pela manhã.

Eles foram atendidos pela GCM e encaminhados a um hospital na cidade. O prefeito não resistiu. O motorista, conhecido como Geleia, está internado em estado gravíssimo.

Suspeita de crime premeditado

Ainda segunda a polícia, os homens armados que fizeram os disparos contra o carro do prefeito fugiram. A Polícia Científica já foi acionada para fazer uma perícia no local.

O capitão da Polícia Militar Moitinho, que acompanha a investigação, afirmou que quatro suspeitos foram detidos com indícios de ligações com o crime. Segundo o policial, o prefeito estava em um Fiesta preto e os criminosos, em um Focus prata. Foram encontradas marcas de fuzil na frente do Fiesta, o que, segundo o policial, indica que o crime foi premeditado e foi feita uma emboscada.

O Focus Prata usado pelos criminosos já foi encontrado, abandonado em uma estrada de terra da região.

Paschoalin foi eleito em 2008 para seu terceiro mandato como prefeito de Jandira.

Segundo informações do último Censo divulgado pelo IBGE, Jandira tem 108.436 habitantes.