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Aeroportos do país registram atraso nos voos; Guarulhos tem índice em 50%

O aeroporto de Brasília registra alto número de atrasos nesta quarta-feira  - Alan Marques/Folhapress
O aeroporto de Brasília registra alto número de atrasos nesta quarta-feira Imagem: Alan Marques/Folhapress

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

22/12/2010 15h50Atualizada em 11/01/2011 21h29

Os aeroportos do país continuam registrando atrasos na noite desta quarta-feira (22). Dos 2.487 voos domésticos previstos para hoje, 880 (35,4%) estavam atrasados até as 22h, segundo balanço divulgado pela Infraero (estatal que administra os aeroportos brasileiros).

O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana), tinha 107 voos domésticos atrasados em mais de meia hora até as 22h, o que representa 50% das 214 viagens programadas. Em Congonhas (zona sul de São Paulo), havia 34% de voos atrasados -- 81 dos 238 voos previstos, além de 22 (9,2%) cancelados.

Ainda de acordo com a Infraero, em todo o país, até as 22h, 89 voos haviam sido cancelados, apenas 3,6% do total programado.

O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro tinha 53 (44,9%) voos atrasados de 118 programados. No Santos Dumont havia 38 viagens com atraso, de 164 programadas (23,2%), além de 29 cancelamentos (17,7%).

A situação também está complicada em Brasília, no aeroporto JK: de 202 voos domésticos programados, 89 (44,1%) estavam atrasados e apenas dois foram cancelados durante todo o dia.

Voos internacionais

Dos 179 voos internacionais programados no país, 62 (ou 34,6%) estavam atrasados e apenas quatro haviam sido cancelados.

Os voos internacionais que tiveram mais atrasos foram os com saída de Guarulhos --de 100 previstos, 37 (37%) estavam atrasados-- e do Galeão, no Rio, onde, de 33 voos programados, 11 (33,3%) estavam atrasados.

Nos dois aeroportos, ainda foram cancelados dois voos internacionais em cada.

Manifestação no RJ

Nesta quarta-feira (22), cerca de 200 aeroviários --profissionais que atuam em solo, como mecânicos e pessoal de check-in-- fizeram uma manifestação no aeroporto Santos Dumont (centro do Rio) convocando a categoria para a greve de amanhã (23).

Eles interromperam as atividades entre 4h e 6h20 desta manhã, um dia antes do início de uma greve nacional do setor, anunciada no começo da semana. Ao todo, 105 trabalhadores ficaram do lado de fora do aeroporto durante a paralisação e apenas entraram para trabalhar 30% do contingente.

Reflexos em Confins

Atrasos e cancelamentos nas partidas de voos, principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo, refletiram nos horários de decolagens marcados para esta quarta também no aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Pelo menos 12 voos previstos para deixarem o terminal no fim da manhã e início da tarde foram cancelados.

Quase todos eram de aeronaves que deveriam ter saído dos aeroportos de Santos Dumont, no Rio, e Congonhas, em São Paulo, mas nem chegaram a Confins. Os voos atrasados, por sua vez, tinham destinos diversos, mas, na maioria dos casos, os passageiros tiveram que esperar menos de uma hora em relação ao horário previsto.

"Problemas pontuais"

A presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, pediu hoje (22) à população que se prepare para greve dos aeroviários e aeronautas, marcada para começar amanhã, antevéspera de Natal. O Sindicato dos Aeroviários confirmou a paralisação. Não houve acordo entre os sindicatos e as empresas aéreas em reunião ocorrida ontem (21).

“Os passageiros devem se informar, procurar saber, antes de sair de casa, se tem algum movimento de greve significativo, se realmente os voos estão sendo impedidos de decolar”, disse Solange Vieira, após vistoriar o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Apesar de reconhecer a possibilidade de problemas nos aeroportos na véspera do Natal, a presidente da Anac afirmou que a paralisação, se ocorrer, não trará grandes consequências. “Amanhã não haverá uma paralisação grande. Se houver alguma paralisação, será em alguns pontos, o que será facilmente controlado”, disse.

Segundo ela, a afirmação de que os problemas serão pontuais se baseia em conversas que a Anac mantém com os sindicatos de trabalhadores do setor. “A gente tem conversado com comissários, tripulantes, pessoal de terra. O Ministério da Defesa está conversando com os sindicatos. Os sindicatos sabem da importância para o país da aviação funcionar no dia de amanhã”.

De acordo com Solange Vieira, em caso de paralisação, a Justiça irá julgar a legalidade do movimento.

* Com informações da Agência Estado e da Agência Brasil

Conheça os principais direitos dos passageiros

Assistência materialA partir de uma hora de atraso, o passageiro tem direito a telefone ou internet disponível. A partir de duas horas de atraso, a companhia deve fornecer alimentação adequada ao tempo de espera (voucher, lanche, bebidas); e a partir de quatro horas de atraso em relação ao horário previsto de voo, os afetados devem receber acomodação em local adequado (espaço interno do aeroporto ou ambiente externo com condições satisfatórias para aguardar pela reacomodação) ou hospedagem (quando necessária), incluindo eventual transporte do aeroporto ao local de acomodação
ReacomodaçãoImediata no caso de cancelamento ou preterição. Nos atrasos, reacomodação no próximo voo da companhia ou de outra empresa na mesma rota. O passageiro que aguarda reacomodação tem prioridade sobre os que ainda não adquiriram passagem
InformaçãoCompanhia deve informar direitos do passageiro e os motivos do atraso, cancelamento ou preterição, inclusive por escrito (o que pode ser usado em pedidos de indenizações, se for o caso)
ReembolsoPara o passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de quatro horas, reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma do pagamento (cartão de crédito ou crédito bancário)
IndenizaçãoO passageiro pode pedir reparação no poder Judiciário se entender que o atraso causou dano moral. Por exemplo, se não chegou a tempo a uma reunião de trabalho ou perdeu um casamento

Como reclamar

AnacPara apresentar reclamação sobre irregularidades cometidas pela companhia, os passageiros podem entrar em contato com representantes da Anac pessoalmente nos principais aeroportos, ou 24 horas por dia pelo telefone 0800 725 4445, com atendimento em português, inglês ou espanhol. Na internet, o endereço é www.anac.gov.br/faleanac. A Anac avalia a denúncia e pode multar a companhia infratora
ProconA Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) recebe reclamações a respeito de qualquer falha no serviço. O Procon procura a empresa e busca uma conciliação que garanta o direito do cliente
JudiciárioSe o passageiro entender que houve dano moral, pode reclamar seus direitos por meio de um advogado ou dirigir-se a um Juizado Especial. Se diversos passageiros tiverem reclamações, devem procurar o Ministério Público, que pode mover uma ação civil coletiva de danos.