Topo

Bombeiros fazem varredura nas praias de Ilhéus para localizar mergulhador

Especial para o UOL Notícias <br>Em Salvador

10/01/2011 13h58

Com motocicletas, lanchas e um navio, bombeiros e voluntários intensificaram no final da manhã desta segunda-feira (10) as buscas em todas as praias de Ilhéus (469 km ao sul de Salvador) para localizar o mergulhador Rafael Araújo de Carvalho, 24, desaparecido desde a última quinta-feira (6). De acordo com a Capitania dos Portos, que abriu inquérito para apurar as causas do desaparecimento, o mergulhador praticava pesca submarina na praia de Jairi, ao lado de amigos, a uma profundidade de cerca de 15 metros.

Em depoimento informal para a Capitania dos Portos, dois amigos de Carvalho disseram que ele não usava cilindro de oxigênio quando entrou no mar -- o instrumento ajuda na respiração em mergulhos mais profundos. Na última sexta-feira (7), um dia depois do desaparecimento, mergulhadores encontraram o arpão utilizado por Carvalho, estudante de administração de empresas.

Voluntários que participam das buscas disseram que estão concentrando os trabalhos em uma extensão de 300 metros do local onde o arpão foi encontrado. “Pela nossa experiência, provavelmente o corpo deve estar por esta região”, disse o pescador Paulo Magalhães, 36.

Funcionários da Capitania dos Portos que participam das buscas acreditam que Rafael Carvalho pode ter desmaiado durante o mergulho. A conclusão do inquérito está prevista para os próximos três meses.