Topo

Alckmin visita Franco da Rocha (SP) e anuncia moradias e piscinões

Do UOL Notícias

Em São Paulo

13/01/2011 18h26

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) visitou o município de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, na tarde desta quinta-feira (13) e anunciou medidas de auxílio à cidade, uma das mais afetadas pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos dias. Ele acompanhou vistoria do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel da PM Admir Gervásio, e do prefeito da cidade, Marcio Cechettini.

"Uma coisa que nos preocupa muito é o problema das encostas, nós temos aqui famílias em área de risco", disse o governador. De acordo com as avaliações do Instituto Geológico, a retirada de famílias é uma necessidade imediata, uma vez que ainda há risco de deslizamentos.

Segundo o governo, as famílias serão removidas com auxílio das equipes da Defesa Civil e receberão do Estado auxílio de R$ 300 por mês, na forma de aluguel social. "Já falei com secretário da Habitação para fazermos aqui 300 moradias", disse o governador.

"Todo verão a gente sabe que vai chover e aí precisa ter reservação dessa água, porque infelizmente as várzeas foram ocupadas. Aqui há a previsão de construção de quatro piscinões", disse, sobre a construção de reservatórios subterrâneos.

Também serão intensificadas as ações de desassoreamento do rio Juqueri. "Nós vamos acelerar ao máximo esse desassoreamento, porque aí puxa essa água aqui de Franco da Rocha e diminui a questão das enchentes", declarou Alckmin.

Nesta quinta, o PDT (Partido Democrático Trabalhista) anunciou que vai entrar com uma ação contra a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) exigindo apuração rigorosa e cobrando indenização para os moradores de Franco da Rocha prejudicados pelas enchentes desta semana.

Para o partido, a abertura das comportas da represa Paiva Castro, que deixou parte da cidade submersa, foi irresponsável. Escolas, casas, comércios, o fórum, o prédio da prefeitura e a delegacia estão cercados por água devido à decisão da direção da Sabesp.