Topo

Cidade gaúcha decreta emergência após chuvas e queda de barreiras

Lucas Azevedo<br>Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre (RS)

21/02/2011 17h19

O município gaúcho de Santa Maria do Herval (a 73 quilômetros de Porto Alegre) decretou estado de emergência nesta segunda-feira (21) após as fortes chuvas que atingiram a cidade de seis mil habitantes no domingo. No total, 42 municípios em situação de emergência por causa das chuvas no RS.

A tormenta que atingiu o Vale do Sinos também trouxe destruição às cidades de Dois Irmãos e Sapiranga, onde uma enxurrada matou um rapaz de 21 anos que tomava banho em um rio. Uma estudante de 20 anos ainda está desaparecida.

O prefeito de Santa Maria do Herval, Rodrigo Fritzen (PP), também adiou a volta às aulas, que recomeçariam nesta segunda-feira, mas ficaram para a próxima semana. Segundo ele, o volume de água que caiu por duas horas sobre a cidade chegou a 200 milímetros, algo inédito para os moradores.

Quedas de barreiras e o comprometimento de ao menos quatro pontes praticamente isolaram o município. Na região urbana, a água tomou conta das ruas, passando, inclusive, sobre uma ponte.

O temporal prejudicou todos os setores da economia de Santa Maria do Herval. “O comércio foi afetado pelo transporte; a indústria, porque os funcionários não conseguem chegar para trabalhar; e a agricultura foi atingida principalmente na avicultura”, destaca o prefeito. Ele relata que cerca de 60 mil frangos foram mortos devido à água, que inundou os aviários. “Foram destruídos aproximadamente 80% de quatro criações.” O prefeito estima prejuízo de mais de R$ 5 milhões.

Nesta segunda-feira, não está chovendo na cidade, mas a previsão é de mais precipitação durante a semana. “Por isso estamos trabalhando rápido, ao menos nos pontos mais críticos da cidade, desentupindo bueiros para escoar a água”, completa Fritzen.

Nenhum morador foi desabrigado. Em apenas três ou quatro casos isolados a prefeitura solicitou que famílias deixassem suas casas e procurassem abrigo com parentes.