Topo

Em emergência, Bofete (SP) tem 150 famílias isoladas após chuvas

Do UOL Notícias

Em São Paulo

15/03/2011 13h29

O município de Bofete (189 quilômetros de São Paulo) está em estado de emergência. A cidade de cerca de 8.500 habitantes contabiliza os estragos das chuvas que caíram durante 15 horas seguidas – das 20h de sexta (11) às 11h30 do sábado (12). Nesse período, o índice pluviométrico chegou a 114mm, que é o volume equivalente a um mês de chuvas, segundo a Sabesp.

Mais de 150 famílias, principalmente dos bairros de Saracaí, Tambaú, Mirante do Vale, Óleo, Roseira e Três Pedras, estão isoladas por causa das inundações, sem condições de alcançar os postos de saúde e ajuda, que estão no centro. Moradores das margens do rio do Peixe perderam imóveis e animais.

De acordo com a Prefeitura, é a maior enchente já enfrentada pela cidade, pior que a de 2009, quando o município sofreu danos estruturais, como o rompimento da represa que abastece a população, mais de dez pontes danificadas e estradas obstruídas.

O balanço da Prefeitura destacou que foram destruídas 12 pontes e aproximadamente 230 km de estadas, com vários pontos de passagem interditados. Uma das pontes destruídas, que mais traz transtornos aos moradores, é a que liga o bairro de São Roque Novo à cidade vizinha de Conchas.

Bofete tem passado transtornos com as chuvas em decorrência do assoreamento do rio do Peixe e seus afluentes.

Balanço do Estado

Segundo a Defesa Civil do Estado, já foram contabilizados 115 municípios paulistas afetados pelas fortes chuvas decorrentes desde 1º de dezembro do ano passado. Em balanço divulgado nesta terça-feira (15), o órgão relata que 19 cidades estão em estado de emergência, entre elas Atibaia, Bragança Paulista, Franco da Rocha e São José dos Campos.

Na Baixada Santista, Santos e São Vicente estão em atenção, e Cubatão em estado de alerta. O número de cidades amparadas pela Defesa Civil com materiais chegou a 34, que receberam mais de 25 mil itens.

Até agora, em todo o Estado de São Paulo, são 28 mortos, 30 feridos, cerca de 2.500 desabrigados e mais de 12 mil desalojados.