Topo

Operação da PRF prende nove pessoas suspeitas de fraude em carteiras de habilitação; um deles é policial civil de SP

Janaina Garcia<br>Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

03/05/2011 13h59Atualizada em 03/05/2011 15h15

Nove pessoas foram presas, entre elas um policial civil de São Paulo, na operação de combate à falsificação de documentos de habilitação realizada durante toda a manhã desta terça-feira (3) pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Ministério Público de São Paulo. Além da capital e municípios da Grande São Paulo, como Guarulhos, parte dos 24 mandados de busca e apreensão foi cumprida também nas cidades de Pouso Alegre e Alfenas, ambas no sul de Minas Gerais.

De acordo com a assessoria de imprensa da PRF paulista, o policial civil, cujo nome não foi divulgado, era um dos investigados de participar do esquema que falsificava renovações de carteiras de habilitação nos dois Estados. Uma vez acionada a polícia, a prisão dele foi feita pela Corregedoria da instituição. Ao todo, participaram da operação, batizada de “Cartas Marcadas”, cerca de cem policiais rodoviários de três Estados mais o Distrito Federal.

Entre os presos há taxistas, donos de autoescolas, servidores públicos e agenciadores. As buscas foram efetuadas em residências, centros de formação de condutores e também escritórios de advocacia.

Conforme a assessoria, a operação é uma espécie de sequência de outra, do gênero, ocorrida em 2008, a “Carta Branca”. À época, a descoberta da fraude em renovação de habilitações deflagrou um esquema que beneficiou, com carteiras falsas, até mesmo pessoas com deficiência visual que não poderiam dirigir.

As prisões e a documentação apreendida serão agora encaminhadas para a Polícia Civil de São Paulo, que vai instaurar inquéritos e definir quais os crimes pelos quais os supostos falsificadores e fraudadores serão indiciados. Um dos presos, por exemplo, responderá também por porte ilegal de arma de fogo, encontrada com ele, em São Paulo, no cumprimento de um dos mandados.