Topo

Homem mata um e deixa 2 feridos em ataque contra jovens de favela do Rio

Hanrrikson de Andrade<br>Especial para o UOL Notícias<br>No Rio de Janeiro

20/05/2011 14h29Atualizada em 20/05/2011 18h34

Um homem ainda não identificado disparou vários tiros na noite desta quinta-feira (19) contra jovens que brincavam em uma quadra esportiva da favela Baixa do Sapateiro, no Rio de Janeiro, e matou um rapaz identificado como Felipe Alves Paiva, 20. Ele teria sido baleado no pescoço, segundo testemunhas. A comunidade está localizada em Bonsucesso e fica à frente de outra favela, a da Nova Holanda, no Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense.

Outros dois jovens ficaram feridos no tiroteio. Uma menina de 17 anos foi baleada e está internada no Hospital Federal de Bonsucesso. Um garoto de 14 anos foi alvejado de raspão no braço e se recupera normalmente depois de uma rápida passagem pela Unidade de Pronto Atendimento da Maré.

Policiais do 22º Batalhão da PM (Maré) estão no local em busca do criminoso e o caso já foi registrado na 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso). De acordo com as primeiras informações, há uma suspeita de que o atirador seria um traficante do local que ficou incomodado com a algazarra dos adolescentes e abriu fogo contra o grupo utilizando uma pistola. A polícia ainda trabalha para identificar a arma do criminoso.

As duas favelas pertencem a facções criminosas distintas e são divididas pela Linha Vermelha, uma das principais vias da cidade. No entanto, os investigadores descartam a possibilidade de guerra entre grupos rivais, como já se especulou. O Complexo da Maré agrupa 16 núcleos populacionais de dimensões variadas, que se espalham por 800 mil metros quadrados nas proximidades da Avenida Brasil e à margem da Baía de Guanabara. A região tem cerca de 130 mil moradores.