Topo

Lobista suspeito de fraudes em licitações da prefeitura se entrega em Campinas (SP)

Maurício Simionato

Especial para o UOL Notícias<br>Em Campinas

01/06/2011 15h32

O lobista Maurício Manduca, suspeito de envolvimento nas fraudes em contratos com a prefeitura de Campinas, se entregou no início da tarde desta quarta-feira (1º) na Corregedoria da Polícia Civil da cidade.

Manduca era considerado foragido da Justiça desde a operação ocorrida do dia 20 de maio, que atingiu o alto escalão do governo do prefeito Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Helio (PDT).

Ele é investigado pelo Ministério Público sob suspeita de agir como representante do empresário José Carlos Cepêra - ao lado do outro lobista, Emerson de Oliveira - para intermediar as supostas fraudes em licitações e o pagamento de propinas a empresários e funcionários dos Poderes Públicos.

Emerson Oliveira se entregou nesta terça-feira (31) e foi solto no mesmo dia após prestar depoimento aos promotores do caso. O mesmo pode acontecer com Manduca até o fim da noite de hoje.

Um relatório do Ministério Público aponta a primeira-dama, Rosely Nassim Jorge Santos, chefe do gabinete do prefeito Dr. Hélio (PDT), como a “responsável pela idealização e criação do esquema criminoso” das supostas fraudes em contratos públicos investigadas pelos promotores.

A primeira-dama obteve um habeas corpus, em caráter liminar, no dia 9 de maio no Tribunal de Justiça que impede que ela seja presa. Ela nega as acusações. Na última segunda-feira (30), ela saiu em férias sem dar depoimento ao Ministério Público.