Topo

Proprietário tem 15 dias para retirar barco que naufragou no lago Paranoá; acidente matou 9

Do UOL Notícias

Em São Paulo

02/06/2011 21h28

O proprietário do barco “Imagination”, que naufragou no lago Paranoá em 23 de maio e causou a morte de nove pessoas, tem 15 dias a partir desta quinta (2) para retirar a embarcação do lago, conforme intimação da Marinha brasileira. Caso não faça isso, o dono deverá arcar com os custos da remoção do barco pela Marinha.

Na quarta (1º), o barco foi trazido para a margem do lago, ficando a 25 metros de distância. Segundo a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, isso é suficiente para que a embarcação, que está a 2 metros de profundidade, seja retirada pelo proprietário.

De acordo com a delegacia fluvial de Brasília, os materiais colhidos pela perícia serão analisados em laboratório e reunidos num laudo. A conclusão do inquérito sobre o acidente pode demorar ainda dois meses.

Outro inquérito administrativo é conduzido independentemente pela Marinha, que também pode resultar na punição dos responsáveis pelo naufrágio, caso comprovada a culpa.

Nove mortes

Polícia divulga imagens de barco naufragado no Lago Paranoá

O naufrágio do barco causou a morte de nove pessoas: Hadnilton José de Oliveira, 31; João Antônio Fernandes Rocha, 7 meses, Flávia Daniela Pereira Dornel, 22, Ester Araújo de Oliveira, 10, Vicente Carneiro de Souza Neto, 36, Paulo de Mello, 36, Adail de Souza Borges, 45, Valdelice de Souza Fernandes, 36, e Robinson Araújo de Oliveira, 29.

Investigação

A embarcação tinha licença para operar com 90 passageiros e dois tripulantes, mas o Corpo de Bombeiros diz que pelo menos 104 pessoas estavam a bordo. Poucas horas depois do acidente, os bombeiros falavam em uma conjunção de fatores para a tragédia: número de passageiros acima do previsto, incapacidade de uma bomba para drenar a água e condições climáticas.