Topo

"O piloto desviou de uma casa, mas aí o avião caiu", diz testemunha do acidente em PE

Carol Guibu

Especial para o UOL Notícias* <BR> No Recife

13/07/2011 09h45

  • Reprodução

    O avião modelo LET percorreu trajeto de 3 km entre o Aeroporto Internacional Gilberto Freire, em Jaboatão dos Guararapes, e um terreno baldio, localizado à beira-mar de Boa Viagem. O local da queda fica a 200 metros do Hospital da Aeronáutica do Recife

O pesquisador Ilson Ferreira, 23, que presenciou a queda do avião bimotor na manhã desta  avenida Beira-Mar, no Recife, perto da divisa com Jaboatão dos Guararapes, disse que o piloto tentou desviar de uma casa, mas logo depois caiu de bico em um terreno. As 16 pessoas que estavam na aeronave morreram no acidente.

“Estava sentado no calçadão [da praia] quando o avião pessoal, a cerca de 100 metros de mim. Ele já veio baixinho, cambaleando, passou raspando pela fiação”, disse. “Ainda tentou desviar de uma casa, mas foi aí que ele caiu. Tive vontade de ir ajudar, mas com as explosões fiquei com medo”, afirmou o pesquisador.

Segundo Ferreira, o avião aparentemente estava tentando voltar para o aeroporto de Jaboatão dos Guararapes, já que, pouco antes de cair, estava em direção ao Recife e inverteu o sentido do voo.

A aeronave é um bimotor LET-410, fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft, e saiu do aeroporto do Recife às 6h51 com destino à cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, com previsão de escala em Natal. A empresa informa que as habilitações técnicas e os certificados de capacitação física dos pilotos estavam regulares.

Segundo informações de testemunhas que passavam pelo local, o avião estava muito baixo, já tombando, quando caiu do céu, de bico, diretamente no terreno e explodiu na mesma hora. A aeronave está totalmente destruída, e as vítimas foram carbonizadas.

Há informações de que parte dos passageiros integrava um grupo de comerciantes de Caruaru. Representantes da Infraero estão fazendo uma perícia, mas até o momento nenhum veículo do Instituto de Medicina Legal (IML) chegou para retirar os corpos do terreno.

A assessoria de imprensa da empresa Noar irá se pronunciar, às 9h30, com dados oficiais sobre as vítimas e os possíveis motivos do acidente.

O Corpo de Bombeiros está no local com duas viaturas fazendo o resgate das vítimas, e, até o presente momento, ninguém foi retirado com vida. Carros do Instituto de Medicina Legal estão indo para o local. O motivo da queda ainda está sendo investigado.

*Com informações do NE10