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Corpos das vítimas da queda de avião no Recife serão enterrados nesta sexta-feira

Thais Gouveia<br>Especial para o UOL Notícias

Em Recife

15/07/2011 06h01Atualizada em 15/07/2011 12h41

Os corpos das vítimas do acidente com o avião da Noar Linhas Aéreas, na última quarta-feira (13), no Recife, que já foram identificados serão velados e enterrados nesta sexta-feira (15). Uma empresa contratada pela seguradora da companhia aérea será responsável pelas cerimônias fúnebres, que começam já pela manhã.

Dez corpos das 16 vítimas da queda já foram identificados, pelas digitais ou pela arcada dentária. Os passageiros morreram por politraumatismos, segundo os laudos. O IML (Instituto Médico Legal) confirmou, em entrevista coletiva no final da tarde de quinta-feira (14), a identificação do piloto Rivaldo Cardoso, 68, e o do copiloto Roberto Gonçalves, 55. Os outros são Raul Farias, Bruno Frederico, André Louis Pimenta e Marcos Eli Soares.

Os familiares ignoraram a recomendação da gerência do IML, de que se concentrassem no hotel designado pela companhia aérea para aguardar informações sobre o trabalho de identificação. Durante todo o dia de ontem, os parentes estiveram em frente ao instituto, na esperança da liberação dos corpos.

A primeira liberação aconteceu às 18h de quinta-feira: o corpo do copiloto, Roberto Gonçalves, foi levado até o cemitério Morada da Paz, em Paulista, Grande Recife, onde foi velado durante a madrugada. O sepultamento está marcado para as 9h.

O engenheiro Marcelo Campelo e Maria da Conceição Oliveira serão velados e sepultados no Morada da Paz, às 11h.

Por sua vez, ocorrerá no cemitério de Santo Amaro, no centro do Recife, com enterro previsto para as 15h.

O corpo do gerente financeiro e pastor Ivanildo Martins dos Santos Filho foi liberado ontem à noite e também passou a noite sendo velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, e será sepultado nesta sexta-feira, pela manhã.

Já a professora Antônia Fernanda Jalles terá seu corpo embalsamado e seguirá de avião para Natal (RN). Depois, será transportado para Mossoró, onde ela nasceu, para ser sepultada.

Até o início desta manhã, mais cinco corpos serão liberados. Todas as despesas de funeral estão sendo pagas pela Noar, com valores cobertos pela seguradora Mapfre.

Investigação criminal

O delegado de Boa Viagem, Guilherme Mesquita, designado para investigar a responsabilidade criminal pelo acidente, ainda não agendou depoimentos, mas quer ouvir os proprietários da Noar Linhas Aéreas o mais rápido possível. Para isso, vai intimar nesta sexta-feira (15) que a companhia aérea forneça uma cópia do contrato social da empresa. “Quero saber quem são os sócios da companhia, para intimá-los a depor”, informou o delegado.

Além disso, Mesquita vai solicitar às emissores de televisão, rádio e portais de notícias na internet cópias dos vídeos que contenham imagens do bimotor caindo, além do depoimento de testemunhas. “Quero as filmagens onde as pessoas relatam o que viram e o depoimento do irmão do piloto, que disse ter ouvido reclamações do irmão a respeito de problemas na aeronave.”

O irmão de Roberto Gonçalves, 55, copiloto do avião, disse ao UOL Notícias que ele reclamava, com frequência, de problemas mecânicos nas turbinas das aeronaves da Noar. “Ele sempre se queixava de falhas mecânicas nas turbinas e problemas na parte elétrica dos aviões. A última queixa que ele fez foi há três meses”, afirmou Jairo Gonçalves, 50.

A diretoria da Noar Linhas Aéreas disse que nunca recebeu qualquer reclamação dos funcionários sobre irregularidades no avião L-410. Segundo a empresa, a aeronave era nova e tinha passado por manutenção no fim de semana anterior.

O bimotor caiu três minutos após a decolagem do aeroporto Gilberto Freyre, na capital pernambucana, na manhã de quarta-feira. O piloto chegou a informar à torre de controle que estava com problemas e que faria um pouso forçado, segundo informações da Aeronáutica, mas o contato foi perdido.

Ontem, o presidente da comissão do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que investiga o acidente, informou que os dois gravadores das caixas-pretas estão queimados, o que vai dificultar a investigação.

Veja o local do acidente