Topo

Mulher suspeita de injetar glicerina no lugar de soro no Ceará diz que frasco foi trocado

Angélica Feitosa<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Fortaleza

25/07/2011 20h39

A auxiliar de enfermagem suspeita de aplicar glicerina em vez de soro em uma idosa no hospital de Missão Velha (504 km de Fortaleza) afirmou que o local das embalagens dos produtos foi trocado. A afirmação foi dada em depoimento à polícia nesta segunda (25). 

A vítima, Maria Carmelita, 75, sofria de insuficiência respiratória aguda e procurou atendimento na última quarta-feira (20), no Hospital Geral de Missão Velha. Depois de receber a glicerina, a paciente passou mal e foi levada para o Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, cidade vizinha. A equipe médica que atendeu a idosa em Barbalha percebeu o erro e trocou a medicação, mas a mulher morreu horas depois.

De acordo com o titular da Delegacia de Barbalha, Marco Antônio Santos, a auxiliar de enfermagem disse que pegou o soro sob prescrição médica, no mesmo local onde recolhe o material há 12 anos, em cima do armário. Segundo o delegado, ela ainda teria observado diferenças no recipiente. "Ela viu que não havia o suporte para segurar o frasco, mas colocou uma fita gomada.”

A mulher teria falado das diferenças da embalagem na frente da acompanhante da idosa e do próprio médico.

Ainda conforme Santos, a auxiliar teria apontado, durante o depoimento, a pessoa responsável pela possível troca dos medicamentos. "Não acho que seja uma justificativa, porque ela teria de ler o que tinha escrito na embalagem", alega.

O delegado deve ouvir outros depoimentos ainda essa semana. "Eu acho uma situação complicada um plantão com apenas um médico, uma auxiliar de enfermagem e nenhuma enfermeira formada", aponta o delegado.

O lado do Instituto Médico Legal com as causas da morte deve sair em uma semana.