Topo

Cataratas do Iguaçu (PR) estão com volume de água dez vezes acima do normal

Especial para o UOL Notícias<br>Em Foz do Iguaçu (PR)

02/08/2011 15h14

A vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (637 km de Curitiba), está dez vezes acima do normal devido às intensas chuvas dos últimos dias no Paraná e na bacia do Rio Iguaçu.

No início da tarde desta terça-feira (02), o volume chegou a 11.500 mil metros cúbicos por segundo (m3/s). A média varia de 1.200 m3/s a 1.500 m3/s.

Por medida de segurança, as passarelas que dão acesso à Garganta do Diabo, o maior dos 275 saltos das Cataratas, foram interditadas nos lados brasileiro e argentino do Parque Nacional do Iguaçu.

O passeio do Macuco Safári, cujo barco chega próximo às quedas d´água, também foi suspenso no lado brasileiro. Mesmo assim, o parque está aberto e recebe visitantes normalmente.

Segundo a direção do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque, amanhã as passarelas e o passeio do Macuco já devem ser liberados.

A previsão é de que o volume de água chegue a 14 mil m3/s até o final desta tarde. Amanhã, a vazão deve começar a voltar à média normal.

As usinas situadas ao longo do Rio Iguaçu, que nasce na região metropolitana de Curitiba, operam com vertedouros abertos em razão das chuvas.  

Este é o maior volume de água registrado nas Cataratas do Iguaçu este ano. Em fevereiro, a vazão chegou a 6.000 metros cúbicos por segundo.